quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prático e Saboroso: Abóbora Assada à moda de Jamie Oliver

Em Dezembro, tiramos férias e fomos a Londres. Desta vez, não visitamos museus porque não queríamos ficar muito tempo em um único lugar, queríamos aproveitar mais a cidade, apesar do inverno rigoroso. Geralmente, eu entro em museus e me perco. Leio tudo, volto, vejo, analiso. Para quem não curte, fica chato. Então, combinei com o meu marido que não iríamos em nenhum museu a fim de pouparmos tempo e evitarmos brigas - quem não? 
Salada de Abóboras, cebolas roxas e abóboras portuguesas assadas

No final, a visita a museus deu lugar a conhecer restaurantes, dos mais variados tipos. Fomos em um indiano super típico em Brick Lane, no Borough Market e devido ao meu amor pelo Jamie, visitamos vários restaurantes da cadeia do Jamie. Alguns deles realmente surpreendem, como o Recipease, um hamburguer delicioso, não me lembro de ter comido nada igual. Outros restaurantes estão na média, como o Union Jacks em Covent Garden. O restaurante não acendeu aquele brilho em meu olhar e paladar. Serviço demorado. Comida "maomeno". Meu marido experimentou o famoso Fish 'n' Chips ou peixe frito com batatas fritas. Já de cara, era muita gordura para o meu paladar. Apostei em uma salada de abóbora assada com folhas. O prato estava bom, mas não era tão, tão, mega ultra blaster… Serviu apenas para que eu visse um novo jeito de assar a abóbora. Adicionando sementes de erva doce. O toque ficou sensacional.

O prato de Fish and Chips do Boss - Gorduroso?
Se você gosta de abóboras, experimente apresentá-la desta maneira. O toque da erva-doce na abóbora ressalta o doce dela.

Receita:

Abóbora japonesa (também conhecida por cabotiã) - O quanto você acha suficiente - Se você preferir pode comprar nas feiras cortadas em cubos, eu testei comprando ela em metades com casca e fazendo fatias.
Azeite, sal, pimenta do reino, sementes de erva doce - à gosto
1 pimenta dedo de moça cortada em cubinhos - para diminuir a ardência, retire as sementes de dentro
Ramos de Tomilho - Opcional

Abóbora Assada: Acompanhamento perfeito para uma carne
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180°

1- Lave bem a casca da abóbora. Coloque em um tábua e corte em fatias finas. Se as fatias forem muito grandes, corte-as em 2 ou 3 partes como preferir.
2- Coloque em uma assadeira. Polvilhe um pouco de sal, pimenta do reino e sementes de erva-doce a gosto. Mexa bem.
3- Coloque a pimenta dedo de moça. Adicione um fio de azeite. Espalhe os ramos de tomilho, caso esteja utilizando.
4- Leve ao forno pré-aquecido até que asse completamente.
5- Para saber se estão assadas, enfie um garfo nelas e veja se o garfo entra/sai da abóbora com facilidade.
6- Se preferir mais assadinha, deixe um pouquinho mais no forno.
7-Sirva como acompanhamento ou como salada acompanhando folhas verdes.

Bom Apetite.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Patê de Cebolas Assadas que é um Sucesso!

Não estou exagerando, este patê é um sucesso garantido. Até aqueles que não curtem muito cebolas ou maionese como os meus irmãos ficaram apaixonados por este patê.

Por isto é que não foi à toa que ele foi repetido à exaustão aqui em casa. No Natal, Ano Novo e no primeiro domingo de 2014. Várias fotos comprovam o meu parágrafo.



O melhor de tudo, o cheiro dele enquanto assa é uma coisa de louco. A casa fica super perfumada.

A receita veio do maravilhoso blog da Cinara - aqui! Para não duplicar a receita na internet, coloquei o link.




Observações pessoais:


  1. Na primeira vez que fiz, cortei a cebola em cubos pequenos. Nas demais, usei o processador de alimentos. Acho que você deve experimentar as duas formas, para saber qual você é mais fã. Quando você tritura, o gosto da cebola fica mais atenuado.
  2. Não usei sal porque achei que o parmesão estava super salgado. É gosto. É pessoal!
  3. Na última vez, coloquei uns raminhos de tomilho fresco. Ficou super bom.
  4. Espere alguns minutos para esfriar, ele sai do forno pelando. As chances de você queimar a sua boca são enormes.




sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sugestão rápida para um dia complicado: Espaguete Alho, Óleo, Fios de Abobrinhas e Pimenta Malagueta

Pois é, o título acima vai de encontro ao dia em que fiz este macarrão. Dia 01-janeiro. Explico melhor. 

Voltamos da praia no dia 01-janeiro, logo pela manhã. Para almoçar foi super difícil, não havia lugares abertos, afinal era um feriado! Finalmente conseguimos ir a um restaurante no Shopping Villa Lobos. Um único solitário. À noite começou o meu desespero. Geladeira VAZIA. Poucos legumes, pois havíamos passado quase 1 semana na praia. Sem delivery de pizza e sem padaria. O que jantar???

.
.
.
SUSPENSE
.
.
.
Macarrão Alho e Óleo. 
-
Mas só isso???

Não, tinha uma pobre abobrinha deixada ao léu na geladeira. Aguardando o seu aproveitamento. E com ela fiz o macarrão.

OK, não é receita de restaurante de primeira linha, mas foi uma delícia como o primeiro prato preparado em 2014!

Ingredientes:
Um punhado de Macarrão Espaguete
5 dentes de alho picados finamente
1 abobrinha cortada em fios com o mandoline - só utilizei a parte verde
1 pimenta dedo de moça cortada em rodelas finas
Azeite
Sal/Pimenta a Gosto

Modo de Fazer:
1) Ponha a água para ferver, para cozinhar o macarrão. Adicione sal a gosto.
2) Enquanto a água esquenta, em uma panela/frigideira salteie os dentes de alho. Quando perfumar, salteie a abobrinha. Tenha cuidado para que ela não cozinhe demais e fique molenga. Adicione a pimenta cortada. Desligue e reserve.
3) Cozinhe o macarrão al dente. Com a ajuda de uma concha, retire uma ou duas conchas do líquido em que cozinhou o macarrão - Dica aproveitada da grande Nigella.
4) Escorra o macarrão e leve a panela em que os alhos foram salteados. Adicione um pouco de líquido do cozimento para dar um gosto e você consiga envolver os fios do espaguete com os fios da abobrinha.
5) Desligue e sirva a seguir.

Bom Apetite


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Brindemos 2014!!!! Sangria de Vinho Branco

Queridos leitores, gostaria de desejar um 2014 repleto de saúde, amor e paz. Para àqueles que sempre visitam o blog da minha querida amiga Rita Lima e sempre passam por aqui, muito obrigada por visitarem, tentarei postar com mais frequencia.


Aproveitando que temos motivos para brindar, gostaria de sugerir esta sangria de vinho branco, também conhecida como Clericot. A inspiração veio do livro da Rita Lobo, mas, como sempre, peguei os ingredientes necessários e fiz a gosto. Portanto, a minha sugestão é arriscar. Veja os ingredientes mais legais e teste a sua versão.

Na praia testamos com abacaxi, cereja, morango, uva verde sem sementes, suco de laranja, limão siciliano. Não conseguimos decidir qual era a mais refrescante. 

Segue uma ideia para você fazer a sua própria versão.

Ingredientes:
1 garrafa de vinho branco
Refrigerante de Limão
Frutas a gosto (abacaxi cortado em cubos, morango em cubos, uvas cortadas pela metade, limão siciliano em rodelas).
Licor de Laranja (opcional)

Modo de Fazer:

1) Em uma tigela, corte as frutas em pedaços pequenos. Misture com um pouco de licor de laranja e leve a geladeira para tomar gosto. Se utilizar o limão siciliano, corte em rodelas. As cascas de laranja podem ser colocadas na mistura do vinho branco com o refrigerante de limão.
2) Na jarra em que for servir a sangria, misture o vinho branco e o refrigerante. Se quiser mais doce, coloque mais refrigerante, caso contrário, coloque mais vinho. Leve a geladeira por no mínimo 30 minutos. A quantidade de cada uma das bebidas fica a seu critério.
3) Na hora em que for servir, misture com cuidado as frutas cortadas em pedaços com o vinho. Coloque pedras de gelo e sirva.

Saúde!!!! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...