quarta-feira, 31 de julho de 2013

Panna Cotta de Leite de Coco e Iogurte com Ameixas Assadas

Preciso dizer, ameixa não é a favorita das minhas frutas. Podem até me achar enjoada, mas para quem curte uma jaca, será que é tão horrível assim não gostar de ameixas? Tem duas frutas que não fazem a minha cabeça: caqui e ameixa. Oras, então por que eu fui preparar uma sobremesa com ameixas? Para ver se pelo menos assadas, quebraria o meu paradigma. Como é bom se propor a quebrar paradigmas. Ameixas assadas são excelentes! Ficaram super tenras e contrastaram muito bem com esta sobremesa. Mudei de opinião. Simples assim. Propor em fazer, experimentar coisas diferentes podem te elevar a um patamar de sabores desconhecidos e surpreendentes.




Panna cotta são sobremesas italianas fáceis de fazer. Caem bem com geléia de frutas, coulis ou então, como proposto aqui, ameixas assadas. Esta panna cotta especialmente sobressaiu o sabor do leite de coco, muito perfumada e leve. Não apropriadas para este frio que está fazendo, mas, é bom tentar.

(*) Eu fiz metade da receita aqui descrita. A quantidade de gelatina usada foi 1 colher de chá, acredito que é possível aumentar par 1 + 1/2, porque depois de 4 horas a pannacotta ainda estava "molinha". Talvez, a quantidade de espessante nas gelatinas gringas seja maior que utilizadas nas gelatinas brazucas. Só para termos uma ideia, em uma outra receita da Rita Lobo, ela usa 12 gramas de gelatina para aproximadamente 650ml de líquidos. Nesta receita, temos aproximadamente 875ml de líquido para 4 gramas de gelatina, ou seja, se preparar a receita inteira, seria conveniente adaptar a quantidade de gelatina para 12 gramas de gelatina (ou 1 pacotinho de 12 gramas).

Vamos à receita
Deste livro maravilhoso que como com os olhos e invejo cada fotografia!
Rendimento: metade da receita deram 6 potinhos

Panna Cotta de Iogurte e leite de Coco
375ml de leite de coco sem açúcar (**)
1/2 xícara (100g) de açúcar refinado
1 fava de baunilha cortada e com as sementinhas raspadas (na falta dela, utilize 1 colher de extrato de baunilha)
2 colheres de chá de gelatina sem sabor (*) 
1/2 xícara (125ml) de leite integral
1 + 1/2 xícara (375ml) de iogurte integral

Ameixas Assadas
680 gramas de ameixas vermelhas, cortadas em gomos sem os caroços
1/4 xícara (50g) de açúcar refinando
5 galhos de tomilho limão (***)
1 colher de sopa (15g) de manteiga sem sal, cortada em pedaços

Preparo da Panna Cotta
1. Em uma panela média, esquente o leite de coco, açúcar, baunilha e sementinhas até alcançar a temperatura de fervura. Retire do fogo e remova a fava de baunilha.
2. Em uma tigela pequena, dissolva a gelatina no leite integral e mexa até que ela fique lisa. Eu dissolvi conforme as instruções do fabricante. Adicione a gelatina dissolvida na mistura aquecida do leite de coco. Adicione o iogurte e misture bem. Mexa com o auxilio do fouet.
3. Distribua a panna cotta entre os potinhos reservados. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Enquanto a panna cotta está gelando, prepare as ameixas assadas.











Preparo das Ameixas Assadas
1.Pre-aqueça o forno a 200°C. Coloque as ameixas em uma assadeira. Espalhe o açúcar sob as ameixas. Distribua as folhinhas de tomilho pelas ameixas. Coloque pedacinhos da manteiga nas ameixas.
2. Asse por 10 a 15 minutos, até que as ameixas estejam macias e que tenham mantido a forma. Deixe esfriar e sirva sobre a panna cotta gelada.


(**) Apesar de 1/2 do leite de coco ser aproximadamente 180ml, eu usei uma garrafa inteira de 200ml.
(***) Quando eu vi o tomilho, dei uma torcida de nariz, mas é quase imperceptível a presença do tomilho. Deu um frescor bem legal à fruta.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Piadina

Piadina é um pão italiano super fácil de fazer. Ideal para o lanche de domingo a tarde ou para quando a fome bater. O que é legal na piadina é que não precisa de fermento fresco ou instantâneo de pão. Aquele fermento do bolo é que usaremos para prepará-la.

Quanto ao recheio, vale a sua criatividade. Aqui em casa costumamos fazer de kani-kama desfiado, tomate, mússarela de búfala, frios, patê de azeitona, atum ralado, etc.
Eu preparo as piadinas e deixo separado em pratinhos as possibilidades de rechear, aí cada um faz do seu gosto.
Só para constar nos livros - A Sofia prepara a dela! Ela adora rechear com kani-kama e tomatinho.

A receita deste livro que é uma das minhas paixões. Receitas fáceis e rápidas.

Na receita, ela usa 250g de farinha de trigo, nesta minha versão usei 175g de farinha de trigo e 75g de farinha de trigo integral.

Piadina
Rendimento: 8 piadinas

250g de farinha de trigo, mais um pouco para abrir a massa
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
50g de manteiga em temperatura ambiente cortada em cubinhos
50ml de leite
50ml de água morna

Recheio: Conforme sua gosto/criatividade.

Modo de fazer:

1. Em uma tigela peneire a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio.
2. Na tigela da farinha, coloque a manteiga. Esfregue a manteiga com a ponta dos seus dedos, até que a mistura pareça uma areia úmida. Então incorpore o leite e a água morna nesta mistura. Sove a massa,  até que tenha formado uma bola.
3. Uma vez que a massa tenha se formado, coloque a massa em uma bancada e coloque uma tigela de cabeça para baixo. Deixe que a mistura descanse por pelo menos 5 minutos, enquanto você prepara os recheios.
4. Divida a massa em 4 (veja bem, eu sempre divido em números maiores 6, 8) e em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em discos de 20cm com a espessura aproximada de 3,4mm. - Eu nunca consigo fazer um disco perfeito - saí mapa do Brasil, coração - menos formatos redondos :(
5. Em uma frigideira ou em uma chapa de ferro (eu uso esta minha chapa que amo com todas as forças!) em fogo médio-alto até que esteja bem quente. Não há necessidade de untar com óleo, manteiga ou azeite.
6. Coloque um disco de piadina na panela e cozinhe por 3, 4 minutos em cada lado, até que a massa esteja dourada. Se usar uma frigideira, bolinhas irão aparecer. Se usar a chapa, a massa ficará marcada, como a minha.
7. Repita com toda a massa. Enquanto estiver assando, deixe a massa assada em um prato, coberto com um pano de prato para manter aquecido.
8. Recheie de acordo com o seu gosto. 

- Obs. Quando faço, sempre sobra massa. Eu guardo em um saco fechado na geladeira e tento usar no dia seguinte. Deixo fora da geladeira por uns 10 minutos até que eu consiga manusear a massa.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Uma sopinha de abobrinha para aquecer...

Confesso, eu nunca tinha feito e provado uma sopa de abobrinha. Folheando este livro aqui, veio a vontade de fazer um creme de abobrinha. Perguntei para o Odair se ele topava experimentar e convite feito e aceito ,fui para o fogão.




Vou reproduzir tal e qual está no livro, mas já adianto, não tinha creme de leite e nem queijo, mas nem por isso a sopa ficou menos gostosa.

Destaque especial para a torradinha, hit total...

Sopa de Abobrinha.
(fiz aproximadamente 1/2 receita e foi suficiente para 4 porções generosas)

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola média picada
1 dente de alho picadinho
900 gramas de abobrinha descascasdas e cortadas
1 colher de chá de orégano seco
Aproximadamente 600ml de caldo de vegetais ou de frango (usei água)
115g de queijo Dolcelatte, picado - omitido
300ml de creme de leite fresco - omitido
sal, pimenta a gosto

Modo de fazer:

1. Em uma panela grande, esquente o óleo e a manteiga até que comece a espumar. Adicione a cebola e frite por aproximadamente até que esteja macia, não escura. Adicione o alho até que perfume.

2. Adicione as abobrinhas e o orégano, juntamente com o sal e a pimenta a gosto. Cozinhe em fogo médio por 10 minutos, mexendo frequentemente.

3. Coloque o caldo e leve a fervura. Abaixe o fogo, cubra metade da panela e deixe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente por aproximadamente 30 minutos. Coloque o queijo Dolcelatte picado até que esteja derretido.

4. Processe a sopa no liquidificador ou no processador de alimentos até ficar macia, passe por uma peneira em uma panela limpa.

5. Adicione 2/3 do creme e mexa em fogo baixo, não deixe ferver. Cheque a consistência da sopa e adicione mais caldo, caso esteja muito grossa. Tempere com sal, pimenta a gosto.

6. Para enfeitar, usei iogurte e um pouco de abobrinha salteada. Sirva com torradinhas.







Torradinha de Parmesão
Retirado daqui

1 baguete (eu usei 2 pães franceses)
1/4 de xícara de azeite de oliva
Sal, Pimenta a gosto
3/4 de xícara de parmesão ralado na hora (por favor!!! Não use aqueles de saquinho - compre um pedaço de parmesão e rale na hora a diferença é brutal).
Folhinhas de tomilho (opcional)

1. Preaqueça o forno a 200°C.
2. Corte a baguete na diagonal em fatias finíssimas (1 cm, 1,5cm).
3. Coloque as fatias de pão em uma única camada em uma assadeira. Com a ajuda de um pincel culinário, passe o azeite nas fatias de pão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Polvilhe com o parmesão ralado.
4. Caso esteja utilizando o tomilho, polvilhe com as folhinhas de tomilho.
5. Leve ao forno para tostar por 15, 20 minutos até que estejam torradinhas e crocantes.
6. Sirva em temperatura ambiente.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Muffins de Chocolate e Banana e a Violência contra a Mulher

Não gosto muito de trazer para o blog assuntos de violência contra a mulher. Mas, a autora do livro da onde peguei estes bolinhos sofreu isto. Nigella, a mulher que foi agredida pelo marido há algumas semanas em Londres. Eu fiquei passada. É sabido que os casos de violência contra a mulher são alarmantes e crescentes. Não achem que a força bruta, tal e qual foi proferida a Nigella é a única forma de violência. Gritos, formas de "diminuir" a mulher, são muito comuns. Não achem também, que este círculo vicioso encontra-se só na periferia. Isto está disseminado. Não quero transformar o blog em uma luta feminista, acho que existem outros blogs que cumprem muito bem este papel. 
Minha intenção foi trazer estes bolinhos, que são ultra rápidos de fazer e saborosos, bem como a Nigella gosta de mostrar nos episódios das séries e nos livros.


A receita veio deste livro, recentemente lançado no Brasil. Agora vem meu momento de frustração. Se alguém souber me explicar, por favor. Fiquei totalmente perplexa quando fui na Amazon e vi que o livro recentemente lançado nos Estados Unidos e este da receita, não são iguais. Por que só agora estamos recebendo a tradução de um livro que já fora lançado em 2010? Provavelmente receberemos este livro daqui 2, 3 anos? Tudo isto porque queria uma receita que passou no programa da GNT - Nigellissima. Fui procurar na minha nova aquisição, crente que acharia lá. Claro que não tinha nada. Fui na Amazon e fui pesquisar os livros... Muito provavelmente a receita que eu quero está nesta nova edição americana. Fiquei realmente muito irritada. Mas chega de irritação, porque estas doçuras não merecem!

Receita rápida e cheia de sabor. Ponto alto? Se você não tiver as forminhas para os muffins, corte papel manteiga e coloque nas formas de muffin para servir de base. Sem frescuras. Detalhe importante. A Sofis adorou e comeu uns 2 enquanto esfriavam.


Vamos a receita...
Muffins de chocolate e banana
Rendimento: 12 muffins

Ingredientes:

3 bananas muito maduras ou passadas (usei banana nanica)
125ml de óleo vegetal
2 ovos em temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo claro
225g de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó, peneirado
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de fazer:

1. Preaqueça o forno a 200° (deixei a 180°) e forre a fôrma de muffins  com papel.
2. Amasse as bananas a mão ou na batedeira.
3. Ainda batendo ou amassando, acrescente o óleo, seguido dos ovos e do açúcar.
4. Combine a farinha de trigo, o cacau em pó e o bicarbonato de sódio e acrescente suavemente à mistura de banana. Distribua nas forminhas.
5. Asse em forno preaquecido até que um palito inserido sai sem grumos. Deixe esfriar na fôrma por alguns minutos, para então transferí-los para uma grelha.






segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mini Verrine de Morango

Desde que comecei voltei a "bloggar", uma das minhas metas é ter as minhas fotos publicadas nos chamados "Food Porn".  Não é necessário tirar as crianças da sala! Muita calma. Os food porns, são sites que diariamente publicam fotos de blogs de receitas de todos os lugares do mundo. Tem muita foto de blogs americanos, poloneses, brasileiros, espanhóis e por aí vai. Só que não é uma tarefa muito fácil. Além de você cozinhar, você tem que fotografar brilhantemente e ter a sorte de ter a sua foto publicada. O que melhora? Tráfego de visitas no blog. Quando as minhas fotos são publicadas, o meu tráfego sobe incrivelmente. As fotos postadas são tão dignas e bem-feitas que se espelham em fotos de profissionais. Sério. 


Como eu sou teimosa, além de ler quilos de livros e tentar sempre aprender com algum fotógrafo, tenho o cuidado de fazer a comida, arrumar direitinho, ver a luz, fotografar, escolher as melhores e tratar. Tenho me empenhado bastante em melhorar. Às vezes tenho vontade de desistir. Há um food porn que tenho insistentemente submetido as fotos e eles SISTEMATICAMENTE não aceitam. É frustrante!  Em alguns, as fotos são publicadas,  mas este, específico, acabou virando um objetivo a ser alcançado, ou seria inalcançavel? Vamos tentando, né?

Espero que esta mini verrine me dê sorte!
















Ah, só um detalhe, tanto a Sofia quanto o Odair que não são amigos de coisas integrais, mas eles adoraram a farofinha.

Receita inspirada daqui 
adaptada/modificada do original.
Rendimento: 12 copinhos com sobras de creme inglês e de farofinha

Para a geléia de morango
2 caixas de morangos maduros
raspas de 1/2 limão
50gramas de açúcar refinado
60 ml de água
suco de 1/2 limão

Para o creme inglês
350ml de leite integral
1 colher de chá de extrato de baunilha
5 gemas grandes
3 colheres de sopa de açúcar refinado
2 colheres de chá de amido de milho

Para a farofinha crocante
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
3 colheres de sopa de flocos de quinoa
3 colheres de sopa de farinha de amêndoas
20 gramas de nozes picadas
15 gramas de pistaches sem sal picados
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
35 gramas de manteiga sem sal cortada em pedaços.

Para a decoração (opcional)
Alguns morangos picados ou cortados na vertical
Folhas de hortelã

Modo de fazer a geléia de morango
1. Em uma panela leve todos os ingredientes ao fogo médio.
2. Cozinhe até que os morangos estejam moles, mas não é preciso que eles se desfaçam. Preferi deixar com pedaços da fruta.
3. Espere esfriar para montar as verrines.


Modo de fazer o creme inglês
1. Leve ao fogo o leite. Deixe até que comece a ferver. Desligue.
2. Em uma tigela, bata bem as gemas com o açúcar. Adicione o amido de milho.
3. Coloque o leite quente sobre a mistura das gemas+açúcar+amido de milho. Vá com calma, para evitar que as gemas cozinhem. Mexa bem.
4. Quando o leite foi todo incorporado, volte para a panela. Ligue o fogo baixo e mexa até ficar cremoso e que cubra o dorso de uma colher. Eu fui um pouco ansiosa e retirei antes porque começou a engrossar muito rápido. - Tive que passar por uma peneira porque formou uns carocinhos.
5. Coloque em uma tigela e leve a um banho maria de gelo, para esfriar mais rápido.
6. Se preferir, faça com antecedência.


Modo de fazer a farofinha crocante.
1. Pré-aqueça o forno - no livro dizia 180°, mas pode pôr a 170° porque corre o risco de queimar.
2. Misture em uma tigela todos os ingredientes secos.
3. Adicione a manteiga. Você terá uma mistura parecida com farofa/areia seca.
4. Ponha em uma assadeira e leve ao forno.
5. Deixe até que fique bem dourado. Mexa de tempos em tempos, porque queima super rápido. Quando fiz, ficou no forno por 10'.


Montagem das Verrines.
1. Para montar, coloque em copinhos, tacinhas, um pouco da geleia de morango, cubra com o creme inglês, seguido da farofinha.
2. Como o meu creme inglês ficou bem líquido, ele acabou incorporando a farofa.
3. Leve a geladeira.

Espero que gostem!


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cookies porque eu nunca tinha postado uma receita antes...

Eu não tinha me dado conta que algumas receitas estavam faltando por aqui. Uma delas é cookie. Tão fácil de fazer, mas por alguma razão "inconscientemente" desconhecida, eu não fiz.

Eu fui revirar os livros para ver uma receita que fosse gostosa. Achei esta da Tia Martha. O cookie em si é realmente muito bom. Sem exageros! Parece até uma bolacha conhecida. Mas o recheio... Sinto em dizer, achei extremamente doce. Tão doce a ponto da Sofia não querer comer o recheio e comer só o cookie. Eu mal consegui comer um.  Vale a pena pelo cookie, só.






Olha, esta é a minha opinião, sem imposição! Pessoas que adoram doce, com certeza irão se apaixonar.

Para o recheio fiz metade do que está no livro,  e foi mais do que suficiente para cobrir uma fornada inteira de cookies.

Biscoitos Recheados
Fonte: Deste livro
Rendimento: Não me lembro ao certo, mas com certeza foram mais de 30 unidades

Ingredientes:

1 xic + 1/4 xic de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1 xic + 1/2 xic de açúcar refinado (mais um pouco para achatar os cookies)
150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo grande em temperatura ambiente

Modo de Fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 180°. Em uma tigela, peneire juntos a farinha de trigo, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal.
2. Na tigela da batedeira, com a raquete, bata muito bem a manteiga com o açúcar até que fiquem bem cremosos e pálidos - aprox. 2 minutos. Adicione o ovo e bata. Com a batedeira em velocidade baixa, gradualmente adicione a mistura da farinha. Continue batendo até a farinha estar incorporada.
3. Usando uma colher de sobremesa, faça bolinhas e coloque em uma assadeira com papel manteiga. (eu comprei estas assadeiras, primeiramente fiz usando teflon, na 3a.ou 4a.fornada, eu comecei assar sem o teflon e não grudou). Com a ajuda de um cálice ou copo pequeno, passe o fundo do copo em um pouco de açúcar refinado e aperte até eles ficarem mais finos. Remova o copo com cuidado.
4. Transfira para o forno e asse até os cookies estarem firmes - aproximadamente 12 minutos. Quando você tirar do forno, eles ainda estarão moles. Espere um pouco para firmar, para então removê-los para uma grade para esfriarem completamente.
5. Coloque o creme de baunilha em um saco de confeitar com o bico perlê - usei o bico nr.12. Coloque o recheio em um dos cookies - aproximadamente 1 colher de chá. Delicadamente cubra com outro cookie.
6. Os cookies ficam bem por 2 dias em um recipiente fechado. Após este período eles ficam moles.


Creme de baunilha
(fiz 1/2 receita e foi suficiente para a fornada inteira)

113 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente.
1/2 xícara de gordura vegetal
3 xíc + 1/2 xíc de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de Fazer:

1. Na batedeira, bata muito bem até ficar em consistência cremosa a manteiga e a gordura vegetal. Diminua a velocidade, gradualmente adicione o açúcar de confeiteiro e continue batendo até ficar fofo - aprox.2 minutos. Adicione a baunilha e bata para incorporar. Deixe em temperatura ambiente até que esteja pronto para usá-lo.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Batatas Estampadas

Além do famoso purê, a batata também é ótima para diversos acompanhamentos. Eu mostrei aqui uma forma que eu adoro usar as batatas, mas mostrei também aqui  uma outra forma de fazer, válida como refeição completa. Apesar de já ter feito em casa a duquese (sem foto), fritatta (idem), batatas gratinadas (idem), finalmente estas batatas resolvi tirar uma foto.

Eu fiz para acompanhar um magret de pato com molho de framboesas. Super delicioso e acabou sendo uma refeição completa.

Não tem muito segredo para estas batatas. Elas ficam crocantes e estufadinhas. Uma delícia. Ótima para acompanhar um filé-mignon, um franguinho assado.

Ingredientes:

Usei 3 batatas grandes, utilize a quantidade que você achar conveniente em sua casa
Azeite 
Sal, Pimenta
Ervas a gosto (eu tinha tomilho e alecrim, mas pode usar só salsinhas, ou só tomilho - aquelas ervas que forem de sua preferência).

Modo de fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 200°.
2. Lave bem as batatas e deixe com casca. Parta-as ao meio.
3. Em uma assadeira, coloque um pouco de azeite. Polvilhe com sal e pimenta do reino a gosto.
4. Caso esteja usando salsinha, lave e deixe as folhinhas. Eu usei tomilho desfolhado e alecrim.
5. Espalhe as ervas no fundo da assadeira.
6. Coloque as batatas com a parte cortada para baixo (como na foto). Espalhe bem a batata no azeite, para que ela fique com o azeite, sal, pimenta. Pressione a batata sobre as folhinhas das ervas.

7. Leve ao forno até que elas estejam bem douradas e ao lado esteja estufadinho. No meu forno foi 45'.
8. Com a ajuda de uma espátula, retire as batatas. Elas estarão marcadinhas com as folhinhas das ervas.
9. Sirva.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Bolo Mármore para o pessoal da "FIRMA"

Acho que muitas pessoas que trabalham em empresas, a sexta-feira acabou tornando-se um dia mais "alegre", consequentemente, o pessoal faz um café da manhã com direito a sucos, pães, bolos. Quando eu trabalhava, a sexta-feira tinha a mesma toada. Inclusive, quando moramos fora, o meu marido diz que na Alemanha, eles fazem um big café da manhã às sextas para que às 15hs todos já estejam devidamente motorizados em uma Autobahn.


Este bolo mármore teve esta intenção. Fiz para o pessoal que trabalha com o Odair. Para um café da manhã em uma sexta-feira.

Na última vez que fiz, preparei um bolo de côco gelado, não tirei foto. A única coisa que fiquei sabendo é que deu briga. Sim, porque as meninas que trabalham com o Odair achavam que era um bolo exclusivo para elas, quando na verdade, era um bolo para o café da manhã do andar. Por isto, desta vez, assei em três assadeiras de alumínio de bolo inglês. Uma para elas, outra para o andar e a terceira para apreciarmos aqui em casa.

Por que você deve preparar este bolo? Bem, porque diferentemente dos demais, a parte do chocolate não é feita com chocolate em pó. (UHU!!!). É preparado com chocolate meio-amargo derretido. Preciso falar mais alguma coisa???? É um bolo delicioso. Ótima sugestão para o café da manhã, chá da tarde, domingo preguiçoso, feriado chuvoso, e por aí vai. Não é trabalhoso. Super rápido.

Claro, que também fica a minha sugestão da foto para você dar de presente. Quer maneira mais criativa de presentear alguém?

Este bolo de alguma forma, me lembrou os bolos "frappé" que minha mãe comprava nos supermercados quando era criança. Sempre tínhamos estes bolos prontos em casa. Mas só o visual, porque o gosto, é totalmente melhorado.

Receita deste livro 
Rendimento: Fiz 3 bolos em assadeiras de alumínio com capacidade de 650ml





Ingredientes:

2 xícaras mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
180 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
4 ovos grandes em temperatura ambiente
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (se não tiver, use a essência)
1/2 xícara de leite integral
115 gr de chocolate meio-amargo derretido e frio (derreti no micro-ondas em intervalos de 1 minuto na potência média).

Modo de fazer:

1. Unte com manteiga e farinha de trigo uma forma de bolo inglês (as medidas informadas no livro devidamente convertidas são 21,5 cm x 11,4 cm x 6,35). 
2. Pré-aqueça o forno a 160°.
3. Peneire e misture juntos a farinha de trigo, o fermento e o sal.
4. Com a batedeira, preferencialmente com a raquete, bata a manteiga em velocidade média até que esteja macia. Aproximadamente 3 minutos. Adicione o açúcar e bata por mais 2, 3 minutos. Adicione os ovos. Um a um , batendo bem após cada adição. Se a mistura parecer talhada, não há problema. Adicione o extrato/essência de baunilha. 
5. Diminua a velocidade da batedeira, e adicione a farinha em 3 adições intercalada com o leite em 2 adições. Inicie e termine pelos secos. Bata até incorporar.
6. Neste ponto, você poderá dividir a massa em duas. Em uma telas, misture com o auxílio de uma espátula de silicone o chocolate meio-amargo derretido e frio.
7. Para fazer o efeito mármore, há várias técnicas. Uma delas você intercala colheres de massa escura e branca na forma. Com a ajuda de uma faca ou espeto de churrasco, você mistura as massas. Ou então, com a ajuda de um saco de confeitar, faça riscos intercalados de massa branca e preta, na segunda camada, inverta os riscos de preto e branco. Mas, isto é somente uma sugestão, se você quiser, coloque randomicamente colheradas de massa branca e preta e faça zig-zags.
8. Leve ao forno até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Como a massa foi dividida em formas pequenas, se eu não estiver enganada levei 40 minutos para assar os três bolos.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Bolo de Chocolate de Caneca e Desculpas

Gostaria imensamente de pedir desculpas pela ausência. Fiquei fora do blog e de mim mesma. Tive diversos contratempos que acabaram me atrapalhando. Voltei, mas também não sei se conseguirei postar com frequência.

Férias escolares para as crianças, mas trabalho dobrado para os pais. Difícil ficar em casa com uma criança durante 24 horas. Aliado à esta tarefa, fazer alguma coisa na cozinha, arrumar a cozinha, fotografar, editar e postar, torna-se uma tarefa hercúlea. Por este motivo, a foto é de "catigoria" chinfrin. Feita com o meu celular, mas é uma receita de 5 minutos, tá, acho que estou exagerando... 15 minutos, separando os ingredientes e colocando no micro-ondas, acho que 15 minutos foi o tempo que preparei estes bolinhos.

Bolo de caneca tornou-se uma febre, nunca tinha me rendido a eles porque achava que 1 ovo para 1 porção era um absurdo. Vi esta receita no livro da Rita Lobo. Fiz, amei. Sofia amou. Comeu 2 bolinhos. Pronto! Uma tarde a menos no meu calendário e um ponto a mais com a Sofs. Bolo macio e cheiroso. Saborosíssimo! Vale a pena tentar.



Bolo de Chocolate de Caneca
Receita daqui
Rendimento: 4 bolinhos em canecas de chá
Obs. use colheres-medidas para evitar surpresas

Ingredientes:

1 ovo
3 colheres de sopa de manteiga (usando uma tabela de um livro que tenho, pesei e usei 45 gramas)
4 colheres de sopa de leite
4 colheres de açúcar peneirado
3 colheres de sopa de cacau em pó (eu usei um cacau de uma marca Belga, use aquele dos dois padres!)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal

Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de fazer:

1) Em uma tigela média que possa ir ao micro-ondas, coloque a manteiga. Leve ao micro-ondas até derreter completamente.

2) Retire a tigela do micro-ondas e junte o leite e o ovo. Misture bem, com a ajuda de um batedor ou de um garfo.

3) Passe pela peneira o açúcar, o cacau, a farinha, o fermento e a pitada de sal. Misture até que a massa fique homogênea.

4) Divida a massa em 4 copos ou xícaras que possam ir ao micro-ondas. Leve ao micro-ondas na potência máxima por 3 minutos.

5) Retire do micro-ondas e deixe esfriar um pouco para oferecer aos pequenos. Polvilhe açúcar de confeiteiro e voilá um bolo de chocolate para os pequenos degustarem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...