sexta-feira, 29 de março de 2013

Rocambole de Doce de LEITE, doce deleite...

Doce de leite é muito bom, né? Ainda mais quando eu descubro um doce de leite que é para comer de joelhos. Só tem uma desvantagem... é argentino e não sei se encontramos aqui no Brasil.



Primeira parte da história:

A história com este mocinho foi assim. O meu marido foi viajar a trabalho para Buenos Aires. Pergunta clássica:

- O que você quer que eu traga de lá? Maquiagem?
- Hum, não. Vá até uma loja Havana e compre um pote de doce de leite, por favor.
- Mas temos Havana aqui no Brasil.
- Sim, eu sei, mas acho que lá deve ser melhor e mais barato.
- Tá bom!

Lá foi ele para Buenos Aires. Junto com ele foram outras pessoas do escritório e uma destas pessoas é um senhor muito fofo que viveu em Buenos Aires. Aí, "maridon" falou com este senhor que precisava passar em uma loja Havana para comprar doce de leite. Suponho que a conversa tenha sido algo muito próximo a este diálogo:

- Doce de leite Havana?
- Sim, a Margarete pediu. Disse que é bom.
- Bom??? Vou te mostrar o que é doce de leite bom. Vamos a um supermercado.

E assim o doce de leite La Salamandra foi apresentado a nossa família com toda a pompa.





Consistência : doce de leite cremoso, cheiroso que lembra a baunilha, não tem gosto açucarado e espalha que é uma coisa de louco.


Abri o pote para experimentar e ele ficou na geladeira. Fiquei com medo de estragar e perder este doce tão bom. O que fazer com doce de leite?? Hum, sei não!!!

Segunda parte da história:

Fiquei muito mal de gripe. Tive febre, fiquei rouca e tudo mais. A febre me derrubou. Dois dias inteiros jogada no sofá. Não conseguia nem ir para a cozinha fazer qualquer coisa. Realmente, isto é uma coisa inusitada. Não entrar na cozinha. No sofá de casa passam programas infantis. Desenhos e mais desenhos. Um torpor toma conta do meu corpo. Não consigo assistir a TV. Em um momento de tregua, a tv vai para o canal GNT, Cozinha Prática, Rita Lobo. Rita Lobo? Ah, ela tem programa na tv? Ela dava alguma receita que me chamou a atenção (não lembro o que era!), o programa estava no meio. Lembro somente da seguinte frase: veja a receita completa no site do GNT: http://gnt.globo.com/cozinha-pratica/

Fuçando no site do GNT achei esta receita de rocambole de doce de leite. Perfeito. É nele que vou usar o doce de leite argentino.

Depois de dois dias mal, fui para a cozinha e fiz o rocambole, substituindo a lata de leite condensado pelo meu tesouro guardado na geladeira. Resultado? Mais que perfeito.

Segue o link para a receita. O rocambole é um pão-de-ló. Não vai fermento porque o que faz crescer são as claras batidas em neve. O recheio pode ser substituído por goiabada derretida com uma colher de água, uma ganache de chocolate, doce de abóbora e o que mais você achar bom.


Sobremesa rápida e que impressiona os convidados. 

Algumas observações pessoais:
1) Use colheres padrão para a receita;
2) Use ovos em temperatura ambiente. As claras triplicam de volume quando estão em temperatura ambiente mais rapidamente;
3) Eu fiz em uma forma super baixa de bolo de rolo, mas untei com manteiga e coloquei papel manteiga também untado e enfarinhado;
4) Desenforme o pão-de-ló ainda quente no pano de prato úmido;
5) Enrole o pão-de-ló quente para que ele não quebre.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Sorbet de Manga para os dias quentes

Eu já expliquei aqui a minha repulsa por sorvetes, gelados e afins. Felizmente as coisas começaram a mudar. Saiu uma série de sorvetes caseiros aqui em casa. Chocolate, ganache de chocolate, gianduia, creme, flocos - só para constar - foram sorvetes "normais"- sem muitas variações, porque o povo aqui é exigente! :D. A Sofia não toma outro chocolate se não for o de flocos, o Odair por sua vez começou a apreciar outros sorvetes que não fossem de creme. Então as variações ficam para o meu paladar. É difícil agradar a todos.

O sorbet veio porque tinha umas mangas muito maduras aqui em casa. Acho que os melhores sorbets são preparados quando a fruta está na estação e está bem madura, caso contrário não realça o sabor. Serei franca, muito franca, o cheiro e o sabor deste sorbet me surpreenderam. Ficou com um sabor tão especial, tão ressaltado que todos aprovaram em unanimidade. A cor também é impressionante!



Parte técnica: Qual é a diferença entre um sorvete e um sorbet?  O sorvete contem gordura (leite, creme de leite, creme azedo) enquanto o sorbet é feito com a fruta em purê, água, limão, açúcar e muitas vezes álcool e NÃO leva gordura. Neste livro, o autor ensina o porquê de usarmos cada um dos ingredientes nas receitas, por exemplo: o álcool ajuda o sorvete a não congelar e ficar extremamente duro e dá sabor, muito álcool vai transformar o seu sorvete/sorbet em algo molenga, difícil de tirar uma bola. Por outro lado, se você quiser omitir, poderá, pois a Sofia iria experimentar também. 


Se eu não tiver uma máquina de sorvete, posso fazer o sorbet? Sim, pode! Basta fazer a mistura, colocar no freezer, quando começar a ficar duro, bater na batedeira e colocar novamente no freezer. Novamente, quando começar a endurecer, fazer o mesmo processo com a batedeira. Acredito que duas vezes é suficiente para você ter um sorbet cremoso.

A receita é super simples e não vai nenhum ingrediente que você tenha que se deslocar até um mercado  em terras distantes. Você tem tudo em casa, quer conferir???

Sorbet de Manga
Retirado deste livro
xícara medidora de 240ml

2 mangas grandes, maduras (1kg) - usei manga Palmer
2/3 xícara de açúcar (130 gramas)
2/3 xícara de água (160 ml)
4 colheres de chá de suco de limão (ou mais se você preferir) - eu coei o suco e adicionei mais no meu preparo.
1 colher de sopa de rum (ou mais se você preferir) - omiti como expliquei acima
1 pitada de sal

Modo de Fazer:

1) Descasque as mangas. Corte em pedaços, retirando o caroço.  
2) Coloque os pedaços de manga em um liquidificador juntamente com o açúcar, água, suco de limão, rum e sal.
3) Esprema o suco do caroço da manga para obter todo o sabor da fruta.
4) Bata no liquidificador até obter uma mistura cremosa.
5) Experimente e adicione mais suco de limão ou rum se preferir.
6) Coloque a mistura na geladeira e deixe gelar bem. Fiz pela manhã e coloquei na máquina de sorvetes no final da tarde.
7) Coloque a mistura na máquina de sorvetes e bata conforme as instruções do fabricante. Em média de 25 minutos.

Tempo de Preparo:
1) Cortar as mangas e preparar o purê: 15 minutos
2) Gelar a manga: 8 horas
3) Colocar na máquina de sorvetes: 25 minutos



segunda-feira, 25 de março de 2013

Batata Rösti

Olha que chique, Rösti ou também roesti é uma receita suiça de batata parcialmente cozida com a casa, então ralada e frita em uma frigideira até que fiquei dourada e em um formato de bolo. A receita tradicional de Berna (não a mulher da novela das 21hs!!! :D - piadinha infame!!!) tem bacon e cebolas picadas.

A inspiração veio deste livro da Dona Namaria. Como alguns já sabem, eu não como carne. Não sou vegetariana, porque ainda tenho as minhas caídas frequentes por peixe. Quando preparo algo aqui em casa que é para os três comerem, tento fazer algo que agrade ao paladar da família. Por isto que eu só fiz com requeijão.

O truque desta receita é cozinhar as batatas BEM antes de preparar o prato e deixá-las na geladeira até o momento de usar, no mínimo 4 horas. Eu vi algumas versões para se cozinhar a batata na noite anterior. Outra coisa, dê preferência para batatas mais secas, sem muita água.  A asterix é a indicada para este prato.

Obs. A minha batata ficou queimadinha na parte superior porque a Sofs resolveu que queria me ajudar a preparar o jantar. Ela pegou um banquinho e ficou ao lado do fogão. Na hora de virar a batata ela quis dar uma "mãozinha"e a batata escorregou na frigideira queimando. E o lado que já estava tostado voltou para o lado "quente"da frigideira para se unir ao resto do prato.. Resultado???



Ingredientes:

3 batatas médias Asterix cozidas por 30 minutos com casca (não deixe cozinhar muito, porque ela esfarela ao ralar no ralador)
Sal e pimenta a gosto
Recheio de sua preferência (o famoso Lavoisier da janta também entra aqui, viu???)

Modo de fazer:
1) Lave bem as batatas e leve-as a fervura.
2) Deixe por 20, 30, minutos. Elas não devem cozinhar até o ponto de estar macia.
3) Deixe esfriar e coloque na geladeira por aproximadamente 4 horas.
4) Quando for usar, descasque e rale as batatas com um ralador na parte grossa. Se quiser, tempere com sal e pimenta.
5) Pegue uma frigideira pequena antiaderente e coloque metade das batatas raladas, preenchendo o fundo da frigideira.
6) Em cima das batatas, coloque o recheio de sua preferência. 

7) Cubra este recheio com o restante das batatas raladas. Com uma espátula vá acertando as bordas do rösti e desgrudando dos lados da frigideira.
8) Vá regando a beirada com azeite.
9) Leve a frigideira ao fogo alto por 12 minutos, vire a batata e volte ao fogo por mais 7 minutos, até que fique douradinha. Sirva a seguir.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Muffin de Croque-Madame

Alguém aqui já ouviu falar que luz natural é tudo em uma fotografia??? Então, podem apostar que é mesmo. Normalmente eu faço comida salgada à noite e para tirar foto é uma coisa horrorosa. Não tenho luz suficiente e o Odair fica reclamando que não quer comer comida fria (ele tem razão! Já brigamos inúmeras vezes por causa disto!). Por outro lado, não dá para fazer a mesma coisa de dia ou deixar o prato para fotografar com a luz do dia porque vai ficar horrível. Colocar um refletor ou qualquer parafernália de grande porte na minha cozinha não é a minha prioridade neste exato momento. Com este chororô todo, apresento-lhes o Muffin Croque-Madame. Não com as melhores fotos, mas ainda um prato apresentável.


Geralmente aos domingos na casa dos meus pais e na minha também, dificilmente cozinhamos algo. Sempre ficamos com um café com leite, pães, bolos ou algum lanche mais elaborado. Esta sugestão fica para aqueles que querem um lanche assim ou então como acompanhamento de uma salada verde. Fiz em um domingo à noite.

Croque-Monsieur é um sanduíche quente servido com duas fatias de pão com manteiga, recheado com fatias finas de queijo Gruyère e uma camada fina de presunto. O croque-monsieur é torrado de ambos os lados com manteiga em uma frigideira ou no forno com a grelha. Em cima pode vir com molho bechamel de queijo gruyere e gratinado. Ha muitas versões na receita básica: frango ao invés de presunto, o Gruyère pode ser substituído por Gouda, uma fatia de tomate. Se o croque-monsier é servido com ovo por cima, é chamado de croque-madame, porque o ovo lembraria um chapéu.
O primeiro croque-monsieur foi servido em 1910 em um café parisiense. É servido como uma entrada ou um acompanhamento.
(Fonte: Larousse Gastronomique)

A receita tirei deste livro.
Eu fiz a receita com 4 pães, usando a metade da receita.

Ingredientes:
6 fatias de pão de forma SEM casca
3 colheres de sopa de manteiga derretida
75 gramas de presunto cortado em cubos pequenos ou em tiras
6 ovos pequenos



Molho com Queijo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
200 ml de leite morno
1/2 colher de chá de mostarda Dijon (omiti)
1/2 colher de chá de nos moscada
30 gramas de Gruyère (ou Parmesão ou Cheddar) ralado
sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer:
Inicie preparando o molho de queijo.
1) Derreta a manteiga em uma panela no fogo médio. Adicione a farinha e amasse até obter uma pasta macia.
2) Tire do fogo e deixe esfriar por dois minutinhos. Então gradualmente adicione o leite, mexendo constantemente. Coloque a panela novamente no fogo médio, adicione a mostarda e a noz-moscada e diminua o fogo.
3) Deixe cozinhar por 10 minutos, deixando que o molho engrosse. Mexa sempre para evitar que queime.
4) Quando o molho ficar com a consistência mais grossa, retire do fogo.
5) Adicione o queijo (deixe um pouco para polvilhar). Experimente. Se o molho estiver muito grosso, coloque mais leite. Se estiver com grumos, passe pela peneira.

Para croque-madame.
1) Pré-aqueça o forno a 180°.
2) Com um rolo, passe em cima dos pães de forma para que eles fiquem mais finos. 
3) Unte os dois lados do pão com a manteiga derretida.
4) Em uma fôrma de muffin, arrume os pães, pressionando no fundo da fôrma.
5) Divida o presunto entre os "muffins", seguido dos ovos.
6) Caso o ovo tenha muita clara/seja grande, despreze um pouco da clara.
7) Coloque 2 colheres de sopa do molho de queijo sobre o ovo.
8) Polvilhe um pouco do queijo. Caso queira, coloque um pouco de pimenta moída.
9) Asse por 15, 20 minutos, dependendo de como você prefira o seu ovo.
10) Sirva imediatamente.

(*) Os pães grudaram um pouco na minha forma de muffin. Aconselho a untar a forma com manteiga para ajudar a sair. Vejam o terceiro aqui da fileira, ficou meio capenguinha, pobrecito!!!




quarta-feira, 20 de março de 2013

Bolo de limão campeão

Eu adoro limão siciliano. Infelizmente aqui no Brasil o preço é exorbitante (Se eu não estiver enganada paguei por 6 limões no Ceasa - R$10,00 !!!). Tenho vontade de chorar porque lá em Portugal este limão era baratíssimo e você encontrava em qualquer lugar. Acho o limão siciliano cheiroso, perfumado e não acho que ele seja tão ácido. O meu pai teve uma casa no interior de São Paulo e no fundo da casa ele tinha feito uma pequena horta e algumas árvores frutíferas. Enchi tanto o saco a paciência dele, que ele plantou limão siciliano. Era uma coisa linda!!! Dava cada limão gigante. Sinto muitas saudades desta casa. Ele acabou vendendo. C'est la vie...




Tem um bolo de limão que eu faço com sementes de papoula. Eu não encontro mais papoula no Brasil. As que tenho aqui em casa trouxe de Portugal. O Odair acha que este é o melhor bolo que faço. Não acho assimmmmm... É um bolo bom, mas acho que este que preparei é bemmm melhor.

Antes de falar do livro que esta receita veio, eu fiz uma promessa a mim mesma.. Vou tentar fazer sempre uma receita de cada um dos livros do meu acervo. Assim também é uma forma de eu variar os livros e trazer uma receita diferente. Este bolo veio deste livro, que é uma lojinha super transada em Londres. Quando fomos para Londres, fui conhecer esta loja. O visual do doce é MARAVILHOSO, mas infelizmente não nos agradou. Tem tanta cobertura doce nos cupcakes que é muito enjoativo. Vale a pena a visita, para conhecer. Acredito que tenha a mesma pegada da Magnolia Bakery nos Estados Unidos, sendo que esta eu ainda não conheço.

Bem, chega de blá,blá, blá.. e vamos para a receita do bolo de limão que na minha concepção é campeão. Bolo Úmido, cheiroso e macio na medida... Só tenho um ponto, achei muito doce, da próxima vez eu reduzo a quantidade de açúcar.

Bolo de Limão
xícara medidora de 240ml

320 gramas de açúcar refinado
3 ovos
raspas de 2 limões
350 gramas de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de leite
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (usei as minhas sementes secas que comprei no Borough Market)
200 gramas de manteiga derretida



Calda de Limão

suco e raspas de 1 limão (coei o suco)
50 gramas de açúcar
100 ml de água

- Fôrma de bolo inglês de 23x13 untada e enfarinhada

Modo de Fazer

1) Pré-aqueça o forno a 170°

2) Coloque o açúcar, os ovos e as raspas dos limões na batedeira. Bata até que a mistura esteja bem homogênea.
3) Peneire a farinha, o fermento em pó e o sal em uma tigela. Combine o leite e o extrato de baunilha em uma outra tigela. 
4) Adicione 1/3 da mistura de farinha na mistura dos ovos e incorpore bem, então verta 1/3 da mistura de leite nesta mistura da batedeira. Repita este processo duas vezes mais até que tudo tenha sido adicionado. Ponha a batedeira em uma velocidade alta e bata até que a mistura esteja esbranquiçada e leve.
5) Diminua a velocidade da batedeira e coloque a manteiga derretida e bata até que esteja incorporado.
6) Coloque esta mistura na forma preparada e asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 1hora e 15 minutos, ou até que esteja dourado. Se estiver em dúvida faça o teste do palito.

*Obs: A forma que usei era um pouquinho menor do que o livro sugere. Quando coloquei a massa, ela quase completou a fôrma. Para não fazer estragos no forno, coloquei uma assadeira embaixo para evitar que o bolo queimasse no assoalho do forno. Dá um bolo bem grande.

Modo de Fazer a calda de limão

Enquanto o bolo está assando, ponha o suco de limão e as raspas, o açúcar e a água em uma panela pequena e leve ao fogo baixo até ferver. Aumente o fogo e deixe que reduza pela metade, ou até atingir uma consistência de calda.
Quando o bolo quente sair do forno, coloque em uma grade na pia e coloque a calda em cima do bolo. O excesso de calda escorrerá dos lados e cairá na pia. Deixe com que o bolo esfrie um pouco na fôrma antes de retirá-lo para que esfrie completamente em um prato.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Bruschetta com Tomate Cereja Secos no Forno

Lembram-se que eu dei uma receita super simples de tomates cerejas secos no forno? Pois é, além das saladas que eu faço, colocando eles em uso,  também preparei estas deliciosas bruschettas com ele.

Aqui em casa não tenho o hábito de exagerar nas quantidades porque somos 2 e 1/2 e acaba sempre sobrando alguma coisa e o lixo, definitivamente, neste caso não é o melhor destino.

Você poderá fazer estas bruschettas de entrada ou então como acompanhamento de uma salada de folhas verdes. 



Receitinha super fácil 
(para as bruschettas)

Ingredientes:
6 fatias de pão (pode ser francês ou ciabatta)
6 fatias finas de muçarela (pode ser muçarela de búfala ou então queijo de cabra)
Tomates Cerejas a gosto

Modo de fazer:

1) Pré-aqueça o forno a 180°

2) Corte as fatias de pão.
3) Espalhe o pesto de manjericão .
4) Coloque as fatias finas de muçarela e por cima coloque os tomates cerejas.
5) Leve ao forno até o queijo derreter. Aproximadamente 15 minutos de forno.

Pesto de Manjericão

Ingredientes:
1 punhado de folhas de manjericão limpas e secas
1 dente de alho pequeno ou 1/2 dente de alho grande (para não ficar com um sabor pronunciado de alho)
sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

1) Em casa uso um mortar, mas se você não tiver pode usar o liquidificador.
2) Ponha as folhas de manjericão, o alho e bata até obter uma pasta.
3) Adicione o sal. Coloque o azeite até ficar com uma consistência mais pastosa, sem ficar muito líquida.
4) Você já fez o seu pesto para usar na bruschetta!

Tempo de preparo:
Pesto de manjericão: 10 minutos 
Brusquetta: 20 minutos


sexta-feira, 15 de março de 2013

Camarão Empanado com Panco

Eu adoro comida japonesa, acho que é uma comida saudável e super elaborada. Eles pensam em tudo, na apresentação, no sabor, na disposição dos peixes. O único inconveniente é que ela é muito cara. Aqui em casa pelo menos uma vez por semana, nós vamos a um restaurante japonês. Bem, meu marido é descendente de japoneses e a Sofia aprendeu a comer temaki (aquele sushi enrolado em forma de cone), se fosse pela vontade dela todos os dias teríamos comida japonesa.




Este camarão tem uma inspiração oriental. Prato simples e rápido. Só que tem um inconveniente é fritura pura. Aqui em casa raramente fazemos, mas neste caso, acho que vale a pena.

A farinha com que empanei os camarões é a farinha panco, japonesa. Encontra-se nas lojas no bairro da Liberdade. Acredito que em grandes supermercados já é encontrado com maior facilidade.

A receita é super simples, vamos lá?

Ingredientes
10 camarões grandes
1 ovo batido
farinha de trigo para empanar
farinha panco para empanar
óleo para fritar

Modo de fazer

1) Eu comprei os camarões no Ceasa. Pedi para o feirante tirar a casca e deixar somente o rabo e a casca antes do rabo dos camarões.
2) Tempere com sal e pimenta os camarões.
3) Passe os camarões na farinha de trigo. Aperte bem para sair o excesso de farinha.
4) Passe no ovo batido. Retire o excesso.
5) Passe na farinha panco. Aperte bem e retire o excesso.
6) Frite em óleo quente.


O molhinho vermelho que servi é um molho agridoce. Ele vai super bem também com rolinho primavera. O mais fácil é que é super simples de ser feito.


Ingredientes
2 colheres de sopa de vinagre (preferi usar o vinagre de arroz)
2 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de sopa de água.

Modo de fazer:

1) Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena.
2) Ligue o fogo baixo e apure até começar a ferver.
3) Desligue. Pode ser servido frio ou quente.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Bolo Zebra de Matchá

Antes de eu começar a história do matchá, deixem-me esclarecer alguns pontos. Eu NÃO publico no blog (i) as receitas que eu fiz e que não deram certo, (ii) que ninguém gostou ou que (iii) NÃO fotografei.

Explicações:

(i) Se eu fiz e não deram certo para mim, ou eu posso ter errado algum passo, ou ter feito algo errado. Vale uma 2a.tentativa. Se na 2a.tentativa ainda não deu certo, eu não publico MESMO. Já basta eu ter gasto dinheiro com a matéria-prima.
(ii) Todas as receitas, são provadas por mim, pelo meu marido e pela minha filha. A grande maioria das vezes as receitas são levadas para o trabalho do meu marido e as pessoas que trabalham com ele também provam. Muitas vezes eu não gosto da receita, mas a grande maioria das pessoas gostam, então, estas sim, são publicadas. Se a receita não deu IBOPE, elas não vem para cá.
(iii) Tento fotografar TUDO que preparo, ainda se for com a câmera do meu celular. Se eu não fotografei, faço novamente e fotografo para vir para cá. Nenhuma receita que é apresentada aqui foi copiada/colada de algum site na internet. TODAS as fotos são de minha autoria.

Com estes pontos explicados, vamos à lenda do Matchá.

Eu vi uma receita de sorvete de matchá. Matchá ou chá verde é um chá muito comum e difundido na culinária japonesa. Hoje vemos muitas dietas a base deste chá e é amplamente comercializado em grandes supermercados. O pó de matchá que foi usado neste bolo, não é o de saquinho. É um pó super fino, vendido exclusivamente para o chá. Aqui mora a lenda. Eu estava certa que iria achar o pó de matchá no bairro da Liberdade em São Paulo. Lá fui eu em um domingo procurar nas lojas da Liberdade. Rodei as duas lojas maiores e não achei, pasmem, muitos vendedores nem sabiam que existia o pó fino (!). Sou teimosa, já disse isso??? Acabei achando em uma loja menor. Mas, surpresa!!! O pacote que comprei de 300 gramas foi ABSURDAMENTE caro. Bem, já tinha colocado na minha cabeça que ia fazer o tal do sorvete, então comprei. Agora estou igual a uma louca correndo atrás de receitas com matchá para amortizar o meu investimento. Esta foi a primeira, logo, logo, ponho as outras que virão.



Olhem, este é o pacote de 300gramas do danadinho.





Eu já tinha feito este bolo com chocolate em pó e ficou bem gostoso, esta é a versão da minha zebra verde.

Receita fácil, suja só uma tigela de batedeira e uma tigela para peneirar a farinha de trigo e fermento
Fonte: Tirei de algum blog da internet e não marquei o endereço, se alguém ver alguma receita por aí, me avisem que faço os devidos créditos

Ingredientes:
Xícara medidora de 240ml

4 ovos grandes em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de óleo de milho ou girassol (nesta receita usei 1/2 xícara)
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 1/2 colheres (sopa) cacau em pó ou 1 1/2 colher (sopa) de matchá
açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)



Modo de fazer:

1) Pré-aqueça o forno a 180°.
2) Unte uma fôrma redonda de 20cm.de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga e unte o fundo com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
3) Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até ficar levemente claro e cremoso.
4) Adicione o leite, o óleo e a baunilha.
5) Em um recipiente médio misture a farinha de trigo com o fermento em pó.
6) Com a batedeira desligada, incorpore a farinha de trigo e o fermento com o auxílio de um fouet.
7) Separe cerca de metade da massa e coloque em uma tigela média. Inclua o cacau em pó OU o matchá, conforme foi sua opção. Misture até incorporar bem.
9) Se preferir faça com um saco de confeitar, fica mais fácil. Com o auxílio de uma colher, vá colocando cerca de 3 colheres de sopa da massa branca no centro da assadeira. Deixe espalhar. Agora coloque a mesma quantidade da massa com chocolate OU matchá no centro da massa branca. Deixe espalhar. Vá intercalando a massa branca e a massa de chocolate ou matchá, deixando que as massas espalhem naturalmente. Vá procedendo desta maneira até as massas terminarem.




10) Assim que terminou, dê algumas batidas na fôrma para que saiam as bolhinhas de ar.
11) Asse por cerca de 40 minutos, ou até um palito de dentes inserido no centro do bolo saia limpo.
12) Ao retirar do forno, deixe que o bolo esfrie na assadeira por uns 15 minutos. Só então desenforme o bolo. Não esqueça de remover o papel manteiga.
13) Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Tempos:
Para os ovos ficarem em temperatura ambiente: 30 minutos
Para preparar a massa + colocar com a  ajuda do saco de confeitar: 20 minutos
Para assar: 40 minutos



segunda-feira, 11 de março de 2013

Love is in the Air...

Eu sei que falta muito tempo para o dia das mães ou dos namorados, mas na verdade eu tinha feito estes corações de açúcar para o Dia dos Namorados dos Americanos (14-fevereiro) e não tive tempo para postar... Mas nunca é tarde...

Se você quer surpreender a sua mãe em maio, aqui fica a sugestão de açúcar refinado colorido com corante alimentício vermelho em forma de coração. Eu achei tão fofo... A Sofia até tomou um chá com eles, o único chato é que o chá ficou rosa. Mas isto não foi problema para ela que ama a cor rosa.




Não tem segredo, de verdade... Vamos fazer um carinho extra às nossas mães??? Você até pode presentear uma amiga com cookies para um chá da tarde e levar estes mimos. Um charme.

Ingredientes:

açúcar refinado a gosto
água e corante alimentício até chegar na cor desejada.

Modo de fazer:
1) Misture em um potinho a água e o corante alimentício com um palito de dentes, até chegar no tom desejado, lembrando que como vai secar, a intensidade da cor vai diminuir...
2) Em uma tigela, vá jogando a água colorida no açúcar até obter uma consistência de areia.
3) Use o cortador de coração e vá moldando o açúcar úmido.
4) Deixe secar por uma noite.

Tempo de preparo: 5 minutinhos


sexta-feira, 8 de março de 2013

Bolo de Chocolate para não entrar no desespero

Não, a minha ideia não era preparar um bolo de chocolate. A minha ideia inicial era usar 150 gramas de chocolate ao leite para testar um ovo de páscoa para presentear as professoas da Sofia. Mas, como vocês podem constatar o ovo transformou-se no bolo. Senta que lá vem história...Estava derretendo o chocolate no microondas e fui pegar o termômetro para checar a temperatura do chocolate. Afinal, para fazer chocolate é necessário usar o termômetro para fazer a temperagem. Liguei, uma, duas, três vezes e nada do visor aparecer. Ontem mesmo eu tinha usado o bandido para medir a temperatura de um creme base (creme anglaise) para o sorvete e tinha funcionado... Tira e põe a bateria. Eu tenho certeza que não é bateria porque eu a troquei faz aproximadamente uns 20 dias. Que raiva!!! Desde que cheguei de viagem e finalmente me assentei estou com problemas nos itens eletrônicos. Perdi a balança de cozinha porque a pilha vazou e não consigo ligar mais, o mouse sem fio também está surtado. A pilha também vazou e perdemos a conectividade. Agora mais um para a minha lista, o meu querido termômetro. O que fazer com 150 gramas de chocolate parcialmente derretido?




Começa a busca por uma receita apropriada. Contas rápidas. Tenho 4 ovos na geladeira. Uma receita com 4 ovos. Precisa usar 150 gramas chocolate, não menos que isto. Brownie? Bolo? Começo uma corrida nos meus livros. Eis que encontro esta receita super fácil de bolo de chocolate de 1 tigela. Tive que adaptar para as minhas necessidades. Não era chocolate meio amargo, vamos usar ao ao leite, afinal, não quero desperdiçar chocolate belga :(. Não tinha bicarbonato de sódio, tá, vamos no velho fermento e assim ele saiu. O bolo tem uma textura extremamente macia e úmida. É um bolo de chocolate bem denso.

Já adianto, a receita é super prática, você nem precisa de batedeira. A receita e a cobertura vieram deste livro.

Bolo de Chocolate
Ligeiramente adaptada como falei acima

Ingredientes:

150 gramas de chocolate ao leite, picado
150 gramas de manteiga gelada em cubos
1 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
1 colher (sopa) de baunilha
2 1/2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de (chá) de fermento em pó
1/4 colher de (chá) de sal
1 1/2 xícara de água fervente

Modo de Fazer:

1) Pré-aqueça o forno a 180°.
2) Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira média. Usei uma forma grande de furo central.
3) Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela grande que possa ir ao micro-ondas por 1 ou 2 minutos até derreter. Pode ser feito no banho-maria também.
4) Após a mistura estar derretida, coloque o açúcar, os ovos, uma a um mexendo bem a cada adição. Coloque também a baunilha. Misture bem.
5) Aos poucos, incorpore a farinha de trigo peneirada, o fermento e o sal.
6) Coloque a água fervente aos poucos, até obter uma mistura homogênea.
7) Coloque na fôrma e asse por 35, 40 minutos até que o bolo esteja crescido. Na dúvida, faça o teste do palito.
8) Retire do forno e aguarde até o bolo amornar. Desenforme e coloque em um prato raso.
9) Caso queira, cubra com a sua cobertura favorita ou a que eu usei.

Cobertura de Chocolate
Fiz uma receita inteira, mas ficou muito exagerado. Acho que o ideal seria meia receita.
Detalhe, a cobertura foi feita pela Sofs.


Ingredientes:


1/2 xícara de leite
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de açúcar
50 g de manteiga
1 pitada de sal

Modo de fazer:

1) Em uma panela, aqueça o leite, o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga e a pitada de sal. Mexa até dissolver.
2) Retire do fogo e deixe amornar antes de aplicar no bolo




quarta-feira, 6 de março de 2013

Tomates Cereja Secos no Forno

Gente, de verdade esta é uma receita que eu acho super prática e fica uma delícia. Não gosto de tomate seco porque tenho a impressão que fica meio duro, borrachento, sei lá. Não sei explicar! Mas, com esta receita, o tomate não fica duro, seco, ele fica molinho, com sabor e com pedacinhos para morder. No começo eu não punha fé, mas depois de um tempo virou um 'hit' aqui em casa.

A receita veio deste livro da Nigella. As receitas são bem práticas e rápidas. Você pode fazer o tomate seco e colocar em uma salada ou então fazer uma bruschetta (receitinha na sequencia).



Vamos à receita??

Ingredientes:

500 g de tomates-cereja ou tomate-pêra
1 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de tomilho seco (ou tomilho fresco a gosto)
2 colheres de sopa de azeite.

Modo de fazer:

1-Pré-aqueça o forno a 220°.
2-Corte os tomates ao meio e coloque-os com o lado cortado para cima em um refratário ou bandeja. Polvilhe com o sal, o açúcar, o tomilho e o azeite.
3-Coloque-os no forno e desligue-os imediatamente. Deixe os tomates no forno por 2 horas (*) SEM abrir a porta

(*) A receita diz para deixar no forno durante uma noite ou durante um dia, sem abrir a porta. Sinceramente, depois que o calor do forno sai, 2 ou 3 horas depois eu não vi muito sentido em manter os tomates lá dentro. Eu sempre deixo por este período, até que fiquem murchos.

Tempo de Preparo: 15 minutos
Tempo de Forno: 2 ou 3 horas


segunda-feira, 4 de março de 2013

Um dia no Cozinha Amiga

Eu sempre gostei de programas de culinária, chega a ser irritante o quanto eu fico assistindo. É claro que tem uns que eu gosto mais e outros que eu gosto menos. Acho que isto começou quando eu era pequena. Na época em que o programa Mulheres era apresentado pela Ione Borges e Claudete Troiano, algumas receitas saiam no Jornal Gazeta do Ipiranga às sextas-feiras, lá ia eu atrás das receitas, afinal, não tinha Internet. Eu curto mesmo! Agora que estou em casa, quando consigo, assisto vários programas durante o dia, ou pelo menos, os pedaços onde sei que vai ter alguém ensinando algo.  

Eu tinha assistido alguns programas do Cozinha Amiga e vi a chamada para o envio das receitas. Eu nunca conseguia pegar o endereço para enviar a receita. Teve um dia que consegui e sentei no computador e enviei duas receitas que já tinham sido publicadas no nosso antigo blog "Toda Maria". Eram receitas relativamente fáceis e rápidas. Mandei juntamente com as fotos que eu já tinha tirado. Sinceramente? Eu achei que nunca ia ser chamada. Desencanei. Esqueci. Apaguei do meu cérebro, de verdade!

Na terça-feira estava mega irritada. Tinha ido tirar sangue e estava super cansada e com uma dor-de-cabeça infernal. Cheguei do Laboratório e vim para o computador para ver alguma coisa. Abri meu email e lá tinha uma resposta da produção do programa. Surtei!!! Saí gritando pela casa feito uma louca. Liguei para o Odair e ele não entendia nada de tanto que eu estava nervosa. Expliquei o que estava acontecendo. Reunião marcada com a produção e lá fui eu conversar com a Glaucia, diretora do programa e com a equipe. Eu tremia. Não me lembro de ter feito tantas respirações do Yoga em um só momento. Ela explicou a duração do programa, como era a cozinha de apoio e o que eu teria que levar. Conheci o Thyrso que apresentaria o programa comigo na sexta-feira. Nervoso em pessoa!



Fiz várias receitas entre a terça-feira e a sexta-feira, certificando-me que não teria nenhuma hipótese de dar erro. Tem coisa mais frustrante do que você assistir a um programa, ficar com água na boca e pôr as mãos na massa e chegando na hora de comer a receita é horrível? Isto já aconteceu comigo e acho uma falta de respeito da pessoa que está ensinando não dar o 'pulo do gato'. É uma falta de respeito com o telespectador, é uma falta de respeito com a própria pessoa. Oras, se você não quer divulgar uma receita sua, não dê sua cara a tapa. Já assisti diversos programas que é notório que tem um pulo ou uma dica e você sabe que a pessoa não dividiu isto. É frustrante e revoltante ao mesmo tempo.

Chegou sexta-feira, 01-março. Acordei super cedo para fazer as receitas do mini brownie. Coração aceleradíssimo. Os ingredientes já estavam todos separados desde quinta-feira. O horário ia voando e eu com um frio na barriga EXplicável.

Rumei para a Avenida Paulista. Chegando lá, apresentei-me e logo na entrada vi a Carol Minhoto. Uma fofa de pessoa. Aquele seria o último dia dela no Você Bonita. Trocamos algumas palavras. Subi com os meus ingredientes para o andar designado ao programa. A Sandra Nogueira, responsável por montar as mesas estava lá. Ela percebeu que eu estava gélida. Falou palavras carinhosas e de apoio para que eu ficasse calma e que tudo daria certo. Expliquei como eram os pratos, e lá foi ela montando e arrumando as coisas nas travessas. A Giovana da produção, desceu e ficou comigo ajudando a separar o mise-en-place (é uma palavra em francês que significa separar todos os ingredientes que vão na receita para serem usados posteriormente). Os ingredientes já tinham sido separados em casa, só precisávamos acomodá-los nos recipientes que iriam para o estúdio. Separamos tudo e ela levou os ingredientes para o estúdio. Em algum momento, chegou a Maria Isabel que também faz parte da produção. Eu disse a ela que estava nervosa porque o programa era AO VIVO e eu tinha medo de deixar cair uma colher ou deixar cair uma panela (!). Ela me tranquilizou dizendo que poderia acontecer mesmo, mas era para eu ficar calma, que não tinha como prever e que se acontecesse era para seguir adiante. Quer um grau de confiança maior que este? A Glaucia disse para que eu explicasse a receita calmamente e que tudo daria certo.


Fui arrumar o cabelo e maquiagem! Uau!!! Os meninos fizeram uma maquiagem linda e achei que o meu cabelo ficou muito arrumado. Em casa eu tenho mania de usar uma touca enquanto cozinho. Meu cabelo caí demais, e eu ODEIO cabelo na comida. Por esta razão, entrei com a bandana. Na maquiagem estavam comigo a Cátia Fonseca, uma querida e a Mamma Bruschetta. Saí de lá com outra cara. Maquiagem é tudo nesta vida! Os meninos disfarçaram muito bem as minhas olheiras. Eu as odeio! Se lançassem um produto que eliminasse 100% já tinha feito. 

Estava com um tempinho até o programa entrar no ar, mas de verdade, o horário voou.  O Thyrso chegou e a Glaucia explicou como ela gostaria que entrássemos, como faríamos. Ele foi muito gente boa, deu espaço para as minhas sugestões e me acalmou mesmo. 



Momentos pré.. Vi a Carol se despedindo do Programa. A produção inteira estava chorando. Preferi não acompanhar. Sou manteiga derretida assumida. Se eu visse era capaz de chorar muito. Fiz as minhas orações e as minhas respirações de Yoga. ... SILÊNCIO NO ESTÚDIO... NO AR...

Bem, daqui para frente vocês podem ver o meu desempenho logo aqui abaixo. É só apertar o PLAY!



Quaisquer dúvidas, estou à disposição!!!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Chocolate Fudge com Pistaches e Castanha do Pará (mais uma receita do programa Cozinha Amiga)


Ainda na onda dos fudges, preparei estes aqui para apresentar no programa Cozinha Amiga da TV Gazeta.

Quando eu vi a receita, confesso que o que mais me chamou a atenção foi a qualidade das fotos. Eu não sosseguei até conseguir fazer e experimentar este doce. O modo de preparo é facílimo e não, não é preciso nenhuma qualidade especial para fazê-lo! Só um pouquinho de paciência para o doce esfriar…

A receita foi tirada daqui (http://ambikaskitchen.com/?p=4197).

Ingredientes:

350 gramas de chocolate amargo (recomendo o chocolate amargo, pois nesta receita, utilizaremos leite condensado, se usar o chocolate ao leite tenderá a ficar beeeem doce)

1 lata de leite condensado

1 pitada de sal

30 gramas de manteiga (por favor, não use margarina que deixará a receita com gosto estranho, em receitas dê preferência ao uso de manteiga)

150 gramas de pistache, amêndoas, castanha de caju picadas (usei 60gramas de pistache e 90g de castanha do Pará – note que a mistura de nozes é infinita. O pistache que eu tinha era com sal, lavei eles para retirar o sal).

Cacau em Pó para polvilhar (opcional) / Não tenho por aqui e usei chocolate em pó.


Modo de Fazer:

1) Pré-aqueça o forno a 180 graus.
2) Coloque a castanha escolhida em uma assadeira e leve ao forno para tostar por aproximadamente 10/12 minutos.
3) Mexa as castanhas para que dourem por igual, na metade do tempo.
4) Deixe esfriar completamente antes de picá-las. Reserve. 
5) Em uma panela média, leve ao fogo baixo o leite condensado, o chocolate meio amargo, o sal e a manteiga.
6) Deixe que mistura derreta completamente.
7) Adicione as castanhas escolhidas fora do fogo
8) Coloque a mistura em um refratário ou assadeira pequena untada com manteiga e papel manteiga também untado.
9) Alise a superfície com uma colher ou espátula. Deixe que esfrie. Leve a geladeira por pelo menos 1 hora, ou até firmar o fudge.
10) Corte o fudge em quadrados pequenos com uma faca.
11) Polvilhe cacau em pó.
12) Mantenha o doce em um pote hermético na geladeira por até 3 dias.Notas:


NOTAS

*Na receita, é solicitado uma forma quadrada de 23cm, usei uma forma de vidro de 20cm. Preferi untar a forma com manteiga e colocar um papel manteiga. Deixei uma folga suficiente para servirem de “alças”. Para retirar da geladeira depois de gelado, foi muito mais fácil puxar o papel manteiga com as “alças” e retirar da forma.


*Para cortar, recomendo que ponha uma panela com água para ferver, assim que ferver, vá molhando uma faca com a água quente, seque em papel toalha ou pano e corte os fudges. Vá fazendo assim, sucessivamente, pois o calor da água fará com que o fudge corte mais facilmente.

**Desculpem a marca d'água do "Toda Maria" nas fotos. Elas foram tiradas ainda na época que o blog tinha esse nome/domínio.

Brownie de Nutella: receita que apresentei no "Cozinha Amiga" da tv Gazeta

3 ingredientes apenas e seja FELIZ!



Teve uma época que foi uma febre o tal do “bolo de caneca”. Confesso que só recentemente testei uma receita que foi feliz. Antes nunca havia me proposto a fazer porque achava exageradamente absurda a quantidade de farinha, açúcar para um bolo “fake” que daria 1 porção.
Estava dando uma olhada na internet quando me deparei com esta receita que leva 3, sim, apenas 3 ingredientes para você ser feliz. E foi pela facilidade, praticidade e sabor que selecionei esta receita para apresentar hoje, no programa Cozinha Amiga, na TV Gazeta.
Primeiramente deixe-me explicar o que é FUDGE: De acordo com a Larousse Gastronomique, fudge é um caramelo macio que derrete na boca e não é “grudento”. Pode ser aromatizado com frutas, amêndoas, chocolate ou café, e é cortado em quadrados quando frio. Portanto, se fizermos uma tradução teríamos algo como brownie que se desmancha na boca.
Agora explicado o nome da receita acima, vamos aos detalhes destas maravilhas feitas em menos de 30 minutos. Já estamos no lucro, né não? Três ingredientes e menos de meia hora  depois, você está feliz porque matou a sua vontade de comer chocolate, nutella e doce.
Rendimento: 12 mini brownies
Forma: de mini muffin  com a capacidade de 30ml
Por favor, não me fale que você não vai fazer porque não tem forma de mini-muffin. Manja empadinha? A forma também serve, tá?

Ingredientes

½ xícara de nutella (quantidade pesada e equivalente a 165 gramas)
1 ovo
5 colheres de sopa de farinha de trigo (pesado deu 50 gramas)
*Açúcar de confeiteiro para fazer uma frescurinha (opcional)

Modo de fazer:

Aqueça o forno a 180º graus. Use as forminhas de mini muffin e coloque as forminhas de papel, caso não tenha as forminhas de papel, unte forminhas de empadinha com manteiga e farinha.
Em uma tigela media, mexa com um batedor a Nutella e o ovo, até ficar uma mistura homogênea. Adicione a farinha e mexa até que os ingredientes estejam incorporados. Distribua a massa entre as forminhas.
Asse por 10/12 minutos, ou até que um palito de dentes inserido no centro saia com alguns grumos. Coloque a forma em uma grelha para esfriar por alguns minutos, então remova-os da forma e deixe que eles esfriem completamente. Polvilhe açúcar de confeiteiro, antes de servir, caso esteja usando.
Dicas:
1)     Coloquei uma colherzinha pequena de extrato de baunilha na massa.
2)     Fique de olho no forno, quando olhei em 10 minutos, a massa estava crua, voltei em 5 minutos e a massa ficou muito cozida, deixando-a seca, mas não menos gostosa. Como é um brownie, o ponto é meio “molinho” por dentro.
Faça e seja feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...