quarta-feira, 31 de julho de 2013

Panna Cotta de Leite de Coco e Iogurte com Ameixas Assadas

Preciso dizer, ameixa não é a favorita das minhas frutas. Podem até me achar enjoada, mas para quem curte uma jaca, será que é tão horrível assim não gostar de ameixas? Tem duas frutas que não fazem a minha cabeça: caqui e ameixa. Oras, então por que eu fui preparar uma sobremesa com ameixas? Para ver se pelo menos assadas, quebraria o meu paradigma. Como é bom se propor a quebrar paradigmas. Ameixas assadas são excelentes! Ficaram super tenras e contrastaram muito bem com esta sobremesa. Mudei de opinião. Simples assim. Propor em fazer, experimentar coisas diferentes podem te elevar a um patamar de sabores desconhecidos e surpreendentes.




Panna cotta são sobremesas italianas fáceis de fazer. Caem bem com geléia de frutas, coulis ou então, como proposto aqui, ameixas assadas. Esta panna cotta especialmente sobressaiu o sabor do leite de coco, muito perfumada e leve. Não apropriadas para este frio que está fazendo, mas, é bom tentar.

(*) Eu fiz metade da receita aqui descrita. A quantidade de gelatina usada foi 1 colher de chá, acredito que é possível aumentar par 1 + 1/2, porque depois de 4 horas a pannacotta ainda estava "molinha". Talvez, a quantidade de espessante nas gelatinas gringas seja maior que utilizadas nas gelatinas brazucas. Só para termos uma ideia, em uma outra receita da Rita Lobo, ela usa 12 gramas de gelatina para aproximadamente 650ml de líquidos. Nesta receita, temos aproximadamente 875ml de líquido para 4 gramas de gelatina, ou seja, se preparar a receita inteira, seria conveniente adaptar a quantidade de gelatina para 12 gramas de gelatina (ou 1 pacotinho de 12 gramas).

Vamos à receita
Deste livro maravilhoso que como com os olhos e invejo cada fotografia!
Rendimento: metade da receita deram 6 potinhos

Panna Cotta de Iogurte e leite de Coco
375ml de leite de coco sem açúcar (**)
1/2 xícara (100g) de açúcar refinado
1 fava de baunilha cortada e com as sementinhas raspadas (na falta dela, utilize 1 colher de extrato de baunilha)
2 colheres de chá de gelatina sem sabor (*) 
1/2 xícara (125ml) de leite integral
1 + 1/2 xícara (375ml) de iogurte integral

Ameixas Assadas
680 gramas de ameixas vermelhas, cortadas em gomos sem os caroços
1/4 xícara (50g) de açúcar refinando
5 galhos de tomilho limão (***)
1 colher de sopa (15g) de manteiga sem sal, cortada em pedaços

Preparo da Panna Cotta
1. Em uma panela média, esquente o leite de coco, açúcar, baunilha e sementinhas até alcançar a temperatura de fervura. Retire do fogo e remova a fava de baunilha.
2. Em uma tigela pequena, dissolva a gelatina no leite integral e mexa até que ela fique lisa. Eu dissolvi conforme as instruções do fabricante. Adicione a gelatina dissolvida na mistura aquecida do leite de coco. Adicione o iogurte e misture bem. Mexa com o auxilio do fouet.
3. Distribua a panna cotta entre os potinhos reservados. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Enquanto a panna cotta está gelando, prepare as ameixas assadas.











Preparo das Ameixas Assadas
1.Pre-aqueça o forno a 200°C. Coloque as ameixas em uma assadeira. Espalhe o açúcar sob as ameixas. Distribua as folhinhas de tomilho pelas ameixas. Coloque pedacinhos da manteiga nas ameixas.
2. Asse por 10 a 15 minutos, até que as ameixas estejam macias e que tenham mantido a forma. Deixe esfriar e sirva sobre a panna cotta gelada.


(**) Apesar de 1/2 do leite de coco ser aproximadamente 180ml, eu usei uma garrafa inteira de 200ml.
(***) Quando eu vi o tomilho, dei uma torcida de nariz, mas é quase imperceptível a presença do tomilho. Deu um frescor bem legal à fruta.

2 comentários:

  1. Uma ótima receita e muito deliciosa e muito natural adorei a ideia.

    Obrigado por ajudar com essa receita.

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima receita e muito deliciosa e muito natural adorei a ideia.

    ResponderExcluir

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...