quarta-feira, 12 de junho de 2013

Santo Antônio, o Santo Casamenteiro

Nada melhor do que um "arraiá" bem colorido, animado para comemorar o dia de Santo Antônio (13-junho). Reza a lenda que ele é o Santo Casamenteiro. Nunca fui muito fiel a estas crendices, mas na dúvida, para àquelas que estão solteiras, o melhor mesmo é tentar. Se você acredita em simpatia, acho que vale arriscar. Vale tudo que não atrapalhe o próximo. Vale a fé e a esperança, acima de tudo.




Como parte das comemorações de junho, fiz um "arraiá" para lá de bom. Canjica e amendoim doce. A canjica foi preparada com uma receita da minha cabeça, tal e qual minha mãe faz arroz-doce. Na minha opinião, é o melhor. De verdade. Se tem uma preparação que a minha mãe faz que é boa, é arroz doce.

O único inconveniente da canjica é que você tem que deixar de molho de véspera, não adianta ter pressa.

Vamos para a receita??

Canjica
Rendimento: 1 batalhão de gente

1 pacote de canjica escolhida, lavada e deixada de molho de véspera
1l de leite integral
1 lata de leite condensado
1 rama de canela
3 cravos-da-índia
1 vidro de 200ml de leite de côco
1 pacote de 200g de côco ralado

Modo de fazer:

1) Em uma panela de pressão grande, coloque a canjica que já foi deixada de molho na véspera e complete com água até que cubra os grãos.
2) Leve ao fogo médio e tampe a panela de pressão. Quando começar a chiar, diminua o fogo e deixe por 40 minutos aproximadamente.
3) Deixe o vapor sair da panela naturalmente. Abra a panela e veja como estão os grãos. Caso ainda eles estejam duros, complete com água quente, se necessário e leve ao fogo baixo, até que amoleçam. Não é necessário colocar a tampa.
4) Assim que os grãos estiverem moles, coloque o leite integral, o leite condensado, a canela, os cravos, o leite de côco e o côco ralado. Leve em fogo mínimo e deixe que seque os líquidos e fique cremoso.
5) Sirva quente ou morno. Se quiser, polvilhe com canela em pó.

Tempos:
1) Cozimento: 1h30 / 2h aproximadamente + o tempo que os grãos ficaram de molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...