segunda-feira, 20 de maio de 2013

Salada de Alface com Abóbora Marinada

Nesta segunda-feira, dia da Segunda Sem Carne, que tal caprichar na salada? Esta é um pouquinho demorada, será preciso você fazer pela manhã e comê-la à noite ou então deixá-la pronta no domingo para marinar... Mas garanto que vale todos os esforços.



Adoro ter opções para variar a salada de alface com tomate. Esta salada tem um ingrediente que eu nunca pensaria em usar como salada: abóbora. Para minha grata surpresa, eu re-descobri a abóbora. Ela nunca foi um dos itens preferidos em meu cardápio, talvez pelo fato que minha mãe só cozinhava de uma única forma, refogada. No entanto, venho descobrindo novas formas de usá-la na cozinha e não só como purê ou quibebe.

Aqui a abóbora foi fritinha em pouca gordura e marinada por 6 horas aproximadamente. Fiquei surpresa com o sabor gostoso. A abóbora ainda manteve a crocância e casou muito bem com a alface.

A receita veio do Eataly, mas eu modifiquei para adequar com o que eu tinha em casa.

Vamos lá?
xícara medidora de 240ml
ligeiramente modificada

Ingredientes:

1 xícara de vinagre de maçã ou vinagre branco
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
6 dentes de alho descascados e laminados
1 colher de sopa de azeite
1 abóbora paulista de aproximadamente 1kg (usei somente o pescoço)
1 xícara de óleo (usei bem menos para fritar)
5 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim picadinho
folhas de salada a gosto (alface, rúcula, agrião, endívia).

Modo de fazer:

1) Misture em uma panela pequena o vinagre, o açúcar e 1/4 de colher de sal. Deixe que ferva em fogo alto. Reduza esta mistura para metade. Retire do fogo, coloque os dentes de alho descascados e laminados. Permita que o líquido esfrie. Adicione 1 colher de sopa de azeite.

2) Descasque a abóbora e corte pela metade. Retire as sementes. Coloque as metades e corte-as em meia lua. Dica: Se tiver um mandoline, utilize. Permitirá que as suas abóboras tenham a mesma espessura. Corte em fatias de aproximadamente 1 cm.

3) Coloque o óleo vegetal em uma frigideira (a com anti-aderente funcionou bem comigo). No fogo médio, coloque um pouco de óleo e vá fritando as abóboras até que as beiradas estejam douradas. Vire-as e permita que doure. O ponto é quando você consegue colocar um garfo no centro facilmente. Escorra-as em um papel toalha. Coloque as fatias de abóbora aos poucos, até que todas estejam fritas. Coloque um pouco de sal ainda quando estiverem quentes.

4) Coloque as fatias fritas em uma travessa. coloque uma colher de sopa da marinada, espalhe um pouquinho de tomilho e um pouco do alecrim. Coloque mais uma camada de abóboras, mais umas colheres da marinada e o tomilho e alecrim, sucessivamente, até que tenha terminado.

5) Embrulhe em um plástico filme e leve para marinar na geladeira por pelo menos 3 horas ou de um dia para outro. Antes de servir, retire a abóbora da geladeira e deixe que retorne a temperatura ambiente.

6) Coloque as folhas de alface em um prato e por cima coloque as fatias de abóbora, juntamente com um pouco da marinada.

Dicas:


  • Achei que a marinada ficou um tanto forte, talvez porque eu não tenha reduzido o suficiente. Na dúvida, experimente antes de marinar.
  • Na receita eles dão a opção de grelhar a abóbora ou então cozinhar em água. 


Tempos Aproximados:
1) Cortar a abóbora e fritar: 30 minutos
2) Tempo da marinada: 3 horas
3) Preparo da Salada: 5 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...