segunda-feira, 6 de maio de 2013

Creme de Mandioquinha com Agrião e Telhas de Parmesão

Puxa!!! O título do post de hoje até parece comida de restaurante chique com 5 estrelas no Guia Michelin. Mas não se desespere!!! O creme é muito saboroso e o uso do agrião na sopa dá uma nova vida para uma verdura que comumente é usada em saladas. A telha de parmesão só foi um complemento crocante, super chique!



Eu preferi servir o agrião no creme para que ele não murchasse na sopa, mas é opcional, caso deseje colocar no final da preparação do prato é a gosto do freguês. Ele só estará mais molinho. É um contraste saboroso, o doce da mandioquinha com o ardido do agrião. Como sou fã de agrião, para mim foi uma grata surpresa usá-lo em sopas.

Eu vi em diversos sites que a telha de parmesão poderia ser feita no forno. Mas, para poupar o meu tempo, já que só eu e o marido comeríamos a sopa, decidi fazer em uma frigideira pequena. Só não deu certo a idéia de cortar com um cortador depois que tirei da frigideira. Acabei quebrando em "pseudo-triângulos".

Vamos às receitas.

Creme de Mandioquinha
Rendimento: 6 porções que serviram de prato principal

Ingredientes:

Aproximadamente 800 gramas de mandioquinha descascascada e cortada em rodelas do mesmo tamanho
Caldo de legumes, frango ou água para cozinhar
Leite para afinar o caldo
sal, pimenta a gosto
Agrião limpo e seco a gosto

Modo de fazer:

1) Cozinhe as mandioquinhas cortadas no caldo de legumes, frango ou água. Como eu estava sem o meu caldo de legumes, fiz na água. No entanto, você adicionará mais sabor usando um caldo, preferencialmente caseiro. Cozinhe até que elas estejam bem molinhas. Eu coloquei água de forma que pudesse cobrí-las, mas durante o cozimento foi preciso adicionar mais água quente.
2) Você poderá bater no liquidificador, tomando cuidado pois estarão super quentes. Outra opção, é utilizar um mixer.
3) Você obterá um purê grosso ou ainda mais líquido, dependendo da quantidade de água que restou do cozimento.
4) Se desejar um caldo mais líquido, afine com leite e apure na panela até a consistência desejada. Coloque sal, pimenta a gosto.
5) Sirva em pratos ou cumbucas guarnecidos com o agrião. Ou então, caso prefira que os agriões fiquem mais molinhos, coloque-os na panela, pode ser até com o fogão desligado, pois o calor da sopa fará com que eles murchem.

Telha de Parmesão

Queijo parmesão ralado fino (eu usei queijo parmesão ralado no ralo grosso - acho que a aparência ficou meio grosseira, vale tentar com o fino) - Por favor, não use aqueles queijos que são vendidos em supermercado no saquinho. Eles tem gosto de qualquer coisa, menos de parmesão.
Quantidade? = Eu usei um punhado suficiente para cobrir uma frigideira pequena.

Modo de fazer:

1) Com a frigideira desligada, espalhe o parmesão no fundo da frigideira de forma que cubra todo o fundo dela.
2) Ligue o fogão e deixe em fogo mínimo, para que não queime.
3) O parmesão começará a derreter, deixe até que você consiga desgrudar da frigideira com o auxílio de uma espátula.
4) Vire e toste do outro lado por alguns segundos. Eu preferi deixá-los mais claros, mas caso prefira, deixe até que fique com a cor que deseja.
5) Deixe esfriar e corte em pedaços. Sirva com o creme.

Tempo de Preparo:
1) Creme de Mandioquinha: 45 minutos
2) Telha de parmesão: 5 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...