quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tarte Tatin ou a torta que foi um erro

Depois de um período afastada do blog por motivos de saúde, voltei. Tive uma infecção respiratória que me levou ao hospital e por muito pouco não fiquei internada. Tive que ficar em repouso porque tudo cansava. Andar, falar, escrever tudo me tirava o fôlego. Contra as indicações dos médicos, acabei fazendo um pouco de esforço para fazer esta torta de maçã. Apesar do esforço hercúleo, ela foi um sucesso.

Não sei se todos sabem, mas a tarte tatin ou torta de maçã invertida foi inventada pelas irmãs Tatin. Reza a lenda que elas gerenciavam um hotel-restaurante no começo do século 20 na França. Em um dia mais atribulado em que elas estavam preparando uma torta (entenda-se como uma massa embaixo e por cima o recheio), elas se atrapalharam e fizeram o inverso. Puseram na base da forma as frutas e por cima a massa, eis que surge de um erro a tarte tatin. As receitas que vi sempre pedem massa folhada. É muito legal fazer massa folhada, mas, em dias de frio. Em dias de calor, é um inferno. Na hora que você coloca a manteiga para folhear a massa, ela começa a derreter e fica uma lambança só. Caso queira diminuir o seu trabalho, use massa folhada pronta. Há ótimas marcas disponíveis no mercado.
Esta receita veio do ótimo livro da Rita Lobo. Eu já disse que sou fã dela??? Adoro a forma como ela simplifica as coisas. 



Eu já tinha feito esta torta em outra ocasião, no entanto, o caramelo tinha ficado mais claro. Desta vez eu mudei o jeito de preparo, ao invés de caramelar o açúcar e a manteiga, eu fiz primeiro um caramelo e depois adicionei a manteiga. Acredito que tenha sido isto que deixou a torta mais "bronzeada". Ah, outra razão de querer fazer a torta é que eu tinha comprado na promoção da Le Creuset uma forma de tatin. No entanto, você não precisa exatamente desta forma para fazer a torta. Nas minhas anotações, coloquei que fiz em uma assadeira de teflon redonda de 24cm de diâmetro. 

Se você gosta de pêra, ameixa ou nectarina é possível fazer também usando a mesma técnica.

Mas chega de papo, vamos à receita?

Tarte Tatin
retirada deste livro
Xícara padrão de 240ml

Ingredientes da Massa

1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada em cubos
1 colher sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 a 3 colheres sopa de água gelada (na minha preparação usei 5)

Modo de preparo

1) Corte a manteiga em cubos de cerca de 1cm. Se não for usar imediatamente, volte à geladeira até o momento de utilização.
2) Em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar e o sal. Misture muito bem.
3) Junte os cubos da manteiga e misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga. Deixe pedacinhos pequenos.
4) Adicione uma colher de água por vez, conforme a necessidade. Misture até que forme uma bola. Deixando a massa com pontinhos de manteiga visíveis, a massa fica crocante e com aparência de massa folhada.
5) Faça uma bola e embrulhe em um saco plástico limpo ou papel filme. Leve à geladeira por 2 a 24 horas.

Ingredientes para o recheio

6 maçãs verdes
1/2 limão (usei um limão inteiro)
120 g de manteiga
1 1/4 xícara de açúcar
canela em pó a gosto.

Modo de preparo

1) Com uma faquinha afiada, descasque as maçãs e retire as sementes. Corte a maçã (na vertical) em 4 partes e regue com o suco de limão. (gente, a minha filha de 5 anos perguntou o porquê a maçã escurece quando cortamos, isto é justificado porque ela oxida quando entra em contato com o ar. Para que isto não aconteça, colocamos limão a fim de evitar a oxidação da fruta).
2) Numa panela, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio. Deixe a mistura escurecer um pouco. Em seguinda coloque as maçãs e abaixe o fogo.
3) Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligue o fogo.
4) Preaqueça o forno a 180 graus (temperatura média)
5) Numa forma redonda antiaderente, distribua as maças sem deixar folga (aperte elas bem na forma, pois quando vai ao forno elas perdem mais água, diminuindo o tamanho). Regue com o restante da calda que ficou na panela. Polvilhe com um pouco de canela em pó.
6) Retire a massa da geladeira. Com um rolo de macarrão, abra a massa numa superfície enfarinhada. até ficar um pouco maior que a fôrma. Coloque a fôrma sobre a massa para medir e corte 1 cm maior do que a fôrma.
7) Com cuidado, dobre a massa pela metade e novamente pela metade (você terá um quarto de disco). Coloque a massa sobre as maçãs, num canto da fôrma. Desdobre com cuidado, cobrindo toda a superfície. 
8) Com a  ajuda de um garfo, force as bordas para baixo. A torta será "desvirada" depois de assada.
9) Leve a torta ao forno preaquecido por 50 minutos ou até que a massa fique dourada.
10) Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco.
11) Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a fôrma, segure bem e vire de uma vez. Não se desespere se um pedaço de maçã ficar preso na fôrma, com o garfo retire e coloque em seu devido lugar. Não deixe a torta esfriar na fôrma, pois corre o risco de ficar grudado na fôrma.
12) Sirva morna com sorvete de creme, chantilly ou creme inglês...

Tempos de preparo:
Massa: 15 minutos + tempo de gelar de pelo menos 2 horas
Recheio: 20 minutos (entre descascar, cortar as maçãs e preparar o recheio)
Forno: 60 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...