segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Uma sessão de terapia e um sorvete de mirtilos


Imaginemos a seguinte cena. Estamos em algum mês do ano de  2012 e euzinha estou em uma sessão de terapia em grupo.

- Boa tarde, grupo, meu nome é Joana e serei a terapeuta que orientará a sessão de hoje. Começaremos com alguém que queira relatar algo.
Levanto a minha mão timidamente e começo.
- Boa tarde! Meu nome é Margarete tenho 38 anos e é a minha primeira sessão de terapia em grupo.
Todos respondem.
- Boa tarde, Margarete! Seja bem-vinda!
Joana, educadamente continua.
- Margarete, seja bem-vinda em nossa terapia de grupo. O que você gostaria de dividir com o grupo?
Começo a falar, esperando pelas mais controversas opiniões e caras.
- Eu odeio sorvete. Com exceção de picolé de limão e sorvete de chocolate, eu detesto sorvete e qualquer sobremesa que tenha este maldito gelado.
Mãos ansiosas pipocam pela sala querendo se colocar. Em um sobressalto, ouço:
- Meu nome é John e eu odeio pizza.
- Meu nome é Mary e eu odeio batatas fritas.
- Meu nome é Carmel e eu odeio chocolate.
….
Estranho? Não, caros leitores, eu não sou estranha. Sou normal. A ceninha acima só foi para ilustrar (não foi real, viu???) que eu não sou a única que não gosta de sorvete e que aos olhos de muitos, é estranho. Mas, já ouvi pessoas que não gostam de pizza, fritas e chocolate.
 
Mas, tudo tem que ter um MAS… Tenho uma máquina de fazer sorvetes. Quando eu comprei a dita cuja, meu marido ficou possesso e disse que eu não faria sorvete porque eu não gostava. Ele estava certo. Certo até segunda-feira, quando resolvi pôr a máquina que já estava parada há 2 anos para funcionar. Folheando alguns livros de culinária, fui atraída pela cor maravilhosa deste sorvete. Juro, a cor é linda. Resolvi fazer porque estou na fase de testar tudo aquilo que é diferente.

A foto não está aquela maravilha porque tirei com a câmera do meu celular. Em breve, voltarei com fotos melhores (Eu prometo!). Ao vivo e a cores, a cor é maravilhosa, mais do que isto, o sabor é sensacional. Tem um amarguinho dos mirtilos que eu adoro e do limão que errei na mão (veja abaixo).
 
A receita veio daqui

Caso não tenha uma máquina de fazer sorvete, você poderá tentar batendo a massa na batedeira e levando ao freezer por 1 hora. Retirar do freezer e tornar a bater na batedeira. Volte ao freezer. Repita a operação por 3 ou 4 vezes até perceber que a massa do sorvete está aerada e macia.

Sorvete de Mirtilos e Creme Azedo
xícara medidora de 240ml
 
Ingredientes:
1 xícara de mirtilos – frescos ou congelados (se congelados, descongele e ponha em uma peneira para escorrer o gelo)
1/3 de xícara de açúcar ou mais ao seu gosto
1 pitada de sal
Raspas e suco de ¼ de limão ou limão siciliano, ou mais ao seu gosto – (Quando eu li a receita, li que era ¼ de xícara de suco de limão. Quando eu percebi a burrada, já tinha colocado na panela ¼ de xícara de suco de limão. Retirei a olho uma parte, mas com certeza ficou muito mais do que suco de ¼ de limão. Mesmo assim, eu adorei).
¾ de xícara de creme de leite fresco
¾ de xícara de creme azedo (coloque na xícara umas gotas de limão ou vinagre na medida solicitada de leite integral e deixe descansar por uns 10 ou 15 minutos – o leite ficará com uns grumos e você utilizará assim).

Modo de fazer:
1) Coloque os mirtilos, açúcar, sal e  raspas e suco de limão em uma panela media e cozinhe no fogo médio, mexendo até que a mistura ferva e os mirtilos estourem e fiquem macios, aproximadamente 3 minutos.
2) Coloque os mirtilos em um liquidificador e bata até ter uma mistura quase homogênea, aproximadamente 1 minuto. A mistura não estará 100% macia, e está bem. Adicione o creme de leite fresco e o creme azedo e pulse até que esteja tudo misturado. Experimente, caso você acha necessário, acrescente um pouco mais de suco de limão ou um pouco mais de açúcar.
 
3) Ponha a mistura em uma tigela e deixe na geladeira até que esteja gelada antes de verter na máquina de sorvete. (Caso não tenha a máquina, deixe gelar e leve ao freezer. Deixe por 1 hora e bata na batedeira conforme expliquei acima por umas 3 ou 4 vezes).

4) Coloque o conteúdo gelado dentro da tigela da máquina de sorvete e bata conforme as instruções do fabricante (geralmente é em torno de 20, 25 minutos). Coloque o sorvete em um pote e leve ao freezer por pelo menos 2 horas, até que esteja firme para ser degustado.
 
É isso aí, depois desta minha quebra de paradigmas, o sorvete passou a ser um ótimo acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cozinha está aberta a sugestões! Entre e sinta-se em casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...